8 tendências que vão movimentar o fitness em 2025

Dos clássicos aos treinamentos mais modernos possíveis, veja o que vai fazer seu corpo mexer este ano

Por Larissa Serpa
15 jan 2025, 10h00
tendências de fitness 2025
O uso de tecnologia para acompanhar seu fitness ainda é uma grande tendência (./Freepik)
Continua após publicidade

A tecnologia continua a dominar o mundo — e o setor fitness não é diferente. Você já sabe que “tecnologia vestível” foi uma tendência forte nos últimos anos mas, em 2025, ela se intensifica, junto a aplicativos de treino e treinamento por Inteligência Artificial. Pelo menos, isso é o que mostra a lista de Tendências Mundiais de Fitness da American College of Sporst Medicine (ACSM), a maior autoridade sobre tendências fitness no mundo.

O relatório foi publicado em dezembro com base na pesquisa anual com 2.000 clínicos, pesquisadores e profissionais do setor fitness.

Os resultados desta pesquisa fornecem dados valiosos para profissionais de fitness, empresários e você, entusiasta de exercícios, e ajudam a formar seus planos de desenvolvimento fitness.

Mas tecnologia não é a única coisa que está na lista. Programas de exercícios para idosos aparece em #3 entre as tendências, seguido de exercícios para perda de peso (#4) e acompanhado também de exercícios para saúde mental (#7).

Aqui estão as 8 principais tendências para 2025:

1. Tecnologia

Galaxy Watch5: novo smartwatch da Samsung realiza bioimpedância, monitoramento do sono e até trilha ao ar livre guiada
(Samsung/Divulgação)
Continua após a publicidade

Os wearables estão ficando mais inteligentes a cada ano, com acesso a mais e mais dados. De relógios a pulseiras fitness, eles permitem acompanhamento em tempo real da sua saúde e desempenho enquanto você faz exercícios — e enquanto descansa também.

Dados como batimento cardíaco, padrão de sono, queima de calorias e níveis de atividades já são mostrados com esses aparelhos. Em 2025, podemos esperar que esses aparelhos também mostrem um foco em ferramentas para gerenciamento de estresse, monitoramento de oxigênio no sangue e até mesmo recomendações por inteligência artificial.

2. Aplicativos de exercícios móveis (apps)

Confira os suplementos alimentares mais indicados para quem treina
(Freepik/Freepik)

Antes da pandemia de COVID, o condicionamento físico era frequentemente visto como algo confinado à academia. Os aplicativos permitiram que o condicionamento físico seja acessível em mais ambientes — quando você está em casa, na rua ou viajando, com ou sem equipamento.

Em 2025, pode apostar que você vai ficar tentado a baixar um novo aplicativo. Eles estão se modernizando e aumentando a capacidade de individualizar serviços sob demanda no nível do consumidor.

Continua após a publicidade

3. Programas de condicionamento físico para idosos

2 idosas fazendo bambolê / músculos e idade
(MICHELLE PEDONE/Getty Images)

Fitness para a terceira idade está entre os programas de movimento mais populares no mundo hoje. O propósito deles é incentivar movimento, força e equilíbrio que ajuda a melhorar a qualidade de vida e evitar (ou atrasar a chegada de) doenças relacionadas à idade.

Esses treinos incluem exercícios de baixo impacto, hidroginástica e musculação leve para idosas. Um número crescente de academias e studios de fitness também estão oferecendo aulas especiais focadas somente nesta população (spoiler: a aula de dança BoateClass, por exemplo, febre durante a pandemia, pretende iniciar uma aula só para a terceira idade, para incentivar esse grupo a se movimentar com diversão).

4. Exercício para perda de peso

Imagem meramente ilustrativa para matéria sobre quanto tempo leva para perder peso
(i_yunmai/Unsplash/Reprodução)

Os efeitos da epidemia de obesidade na indústria da saúde e condicionamento físico são facilmente aparentes. Portanto, o treinamento físico para indivíduos com excesso de peso corporal e adiposidade se torna ainda mais essencial em 2025, com treinos focados na queima de gordura.

Continua após a publicidade

5. De volta ao básico: musculação

Aprenda a fazer os melhores exercícios para posterior de coxas
(senivpetro/Freepik)

Em Boa Forma, estamos felizes de ver o treinamento de força tradicional classificado como número 5 entre as tendências de condicionamento físico para 2025.

A musculação já demonstrou cientificamente melhorar a saúde física e mental, o condicionamento físico, a qualidade de vida e o atletismo. Cada componente de condicionamento físico relacionado à saúde e à habilidade pode ser melhorado quando um programa de treinamento incorpora sobrecarga progressiva, variação e especificidade no design. Embora outras modalidades de treinamento possam ser usadas de forma eficaz, é fundamental que a musculação volte a ser usada ​​como parte de um programa de treinamento abrangente visando melhorar a saúde.

6. Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT)

Confira quanto tempo tem o intervalo ideal de HIIT, segundo estudo
(user18526052/Divulgação)

Já faz alguns anos que ele não sai da lista de tendências e tem um ótimo motivo para isso. O HIIT é constantemente provado através de pesquisas científicas que é um dos melhores métodos para queima de gordura e melhora do condicionamento físico.

Continua após a publicidade

Se você ainda não experimentou esse exercícios, que tal marcar uma aula? O melhor é que você consegue aplicar a metodologia dentro da modalidade que mais te interessa, seja bike indoor, corrida, funcional ou outros.

7. Exercício para saúde mental

ioga melhora dor nas costas
(freepik/Freepik)

A saúde mental continua sendo uma das principais tendências de condicionamento físico pelo segundo ano consecutivo, sinalizando uma mudança transformadora na forma como vemos o condicionamento físico. Hoje, o condicionamento físico não se trata apenas de desenvolver força física, potência e resistência — trata-se também de promover a resiliência da mente. À medida que as tendências de condicionamento físico continuam a evoluir, a integração da saúde mental às rotinas de exercícios permite, que os indivíduos alcancem uma abordagem equilibrada que melhora sua saúde e bem-estar geral.

Pode esperar um aumento da demanda por exercícios para reduzir estresse, ansiedade e até depressão. Yoga, meditação e outros programas híbridos baseados na conexão mente-corpo estarão ainda mais populares.

8. Coaching de bem-estar

Entenda como o celular afeta a saúde da coluna
(freepik/Freepik)
Continua após a publicidade

Por bem ou por mal, segundo o ACSM, o coach ainda está em alta. O coaching de saúde e bem-estar ajuda as pessoas a cultivar os recursos internos de que precisam para melhorar sua saúde e bem-estar de maneiras duradouras.

Em 2025, você pode esperar ver esse serviço de forma remota, com mais pessoas marcando o suporte por telessaúde. Essa consulta permite que o coach faça uma abordagem holística para mudar comportamentos e mentalidade do cliente, oferecendo benefícios a longo prazo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.