Posso usar várias vezes a roupa do treino antes de lavar?
Saiba mais sobre a importância de manter essas peças sempre limpas e bem cuidadas

Será que pode usar várias vezes a roupa do treino antes de lavar? A melhor resposta para essa dúvida é: depende, não há uma regra. Diversos fatores podem ser levados em consideração na hora de decidir entre reutilizá-la ou não. A seguir, entenda os principais!
Posso usar várias vezes a roupa do treino antes de lavar?
Se você realizou uma sessão mais intensa e suou muito no treino, o ideal é colocar as suas roupas para lavar logo após os exercícios, para evitar a proliferação de bactérias e fungos que podem afetar a saúde da pele e causar mau cheiro.
Um cuidado que você deve ter é não misturar essas roupas molhadas com outras que já estão no cesto, porém secas.
“Ao chegar do exercício, deixe a roupa tomar um ar e secar naturalmente, para depois então jogá-la no cesto. Isso também evita a proliferação de bactérias e fungos que podem contaminar todo tecido que tiver em contato”, explica Angelo Donaton, CEO da rede Lavô.
Agora, se o treino foi mais leve e a roupa não ficou molhada, até dá para considerar vesti-la de novo.
No entanto, isso não significa que você deve utilizar a mesma peça diversas vezes sem lavar. O mais recomendado é limitar o reuso a no máximo duas vezes.
Preste atenção nos tecidos
Outro ponto que você deve prestar bastante atenção é o tecido da roupa. Tecidos naturais, por exemplo, lã e algodão, não costumam reter muitas bactérias e apresentam uma melhor respirabilidade.
Em contrapartida, tecidos sintéticos, como poliéster e nylon, apesar de serem leves e bons para a prática de exercícios, tendem a acumular mais suor e microrganismos prejudiciais, aumentando as chances do surgimento de odores indesejados.
O que diz um estudo
Vale ter em mente que estudos mostram que os ambientes de academias carregam uma grande diversidade de bactérias e fungos, que podem se transferir para as nossas roupas durante os exercícios.
Um teste realizado pelo site estadunidense FitRated junto com o Laboratório EmLab P&K analisou 27 equipamentos de três estabelecimentos diferentes – entre eles, esteiras, bicicletas ergométricas e halteres.
Foram encontrados vários tipos de bactérias, como Staphylococcus, que pode causar problemas de pele, pneumonia e septicemia. Bastonetes gram-negativas também foram identificadas, que podem ser resistentes a antibióticos.
Portanto, manter as suas peças de treino sempre limpas e bem cuidadas é fundamental não só para a durabilidade das roupas, mas também para a sua saúde.
Ao perceber mau cheiro, suor excessivo ou qualquer outro problema, não deixe de realizar a lavagem!
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.