Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Quantas vezes por semana treinar para ganhar massa muscular? Entenda a importância do descanso

Especialista traz a resposta!

Por Maraísa Bueno
9 jun 2025, 20h00 • Atualizado em 10 jun 2025, 14h22
.
Quantas vezes por semana é preciso treinar para ter ganho de massa muscular? Especialista responde (./Freepik)
Continua após publicidade
  • Um dos diversos objetivos de quem pratica musculação é o ganho de massa muscular, também conhecido por hipertrofia, onde o foco é o aumento dos músculos por meio da frequência de exercícios e também pelo nível de peso de cada um deles (somado a uma alimentação adequada, orientada por um profissional para conquistar o resultado esperado). 

    Porém, uma pergunta que ronda esse universo da musculação é: “quantas vezes por semana preciso treinar para ganhar massa muscular?”. 

    “Em termos de ganho de massa muscular um trabalho de 3/4 vezes por semana e no máximo 6 vezes, dando um dia de descanso (essencial para o processo hipertrófico) e dar um intervalo na repetição de estímulo ao músculo pra que ele se recupere”, explica o personal trainer Evandro Félix da Silva.

    O profissional explica que, para ganho de massa muscular, o treino mais indicado é a musculação para todas as idades. “Hipertrofia e treino de força são os mais utilizados. Outros tipos de treinamento pra ganho de massa muscular são (hiit) treino intervalado de alta intensidade, cross fit e treinamento funcional”.

    Continua após a publicidade

    A quantidade de dias também interfere no processo de ganho de massa muscular:  “O descanso precisa ser respeitado, além do intervalo entre os treinos para que se repita o estímulo. Quanto maior o número de estímulos, maior e melhor o resultado e ganho de massa muscular”, completa Evandro Félix.

    Mas não ache que apenas o treino quem vai trazer o ganho de massa muscular: a alimentação também merece uma atenção especial. De acordo com Evandro, 70% dos resultados, seja pra aumento de massa muscular ou até perda de peso, dependem da alimentação.

    “Somente 30% representa a musculação ou exercícios de força. É fundamental uma alimentação regrada e orientada por um profissional da área (nutricionista) para que com base no seu metabolismo basal, ele prescreva uma dieta de ganho calórico e desta forma obteremos melhores resultados no processo”, finaliza.

    Continua após a publicidade

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.