Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Pular corda: o exercício que queima mais calorias do que a corrida, revela estudo

Entre os benefícios da atividade, estão a melhora da saúde cardiovascular, o aumento da aptidão física e o alívio do estresse

Por Ana Paula Ferreira
21 out 2024, 10h00 • Atualizado em 23 out 2024, 14h15
Benefícios de pular corda vão além da queima calórica
Benefícios de pular corda vão além da queima calórica (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • Você sabia que pular corda é mais eficaz do que a corrida quando o assunto é gasto calórico? Foi o que apontaram pesquisas do Journal of Sports Sciences.

    Segundo os estudos, fazer 10 minutos de salto é capaz de queimar a mesma quantidade de calorias gastas em meia hora correndo. O motivo para isso é que, com a corda, mais grupos musculares são envolvidos e o corpo demanda mais energia.

    Os benefícios da atividade, no entanto, não param por aí. De acordo Jessé Ramos, profissional de educação física da TotalPass, além de acelerar o emagrecimento, pular corda é uma atividade eficaz para aumentar a saúde cardiovascular e tonificar diferentes músculos, por exemplo.

    Vale ressaltar, contudo, que apesar de fazer bem para a saúde, o segredo é não exagerar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado é, no máximo, 30 minutos dessa modalidade diariamente. Para iniciantes, o ideal é intercalar 30 segundos de pulos com um minuto de descanso, em treinos de 15 minutos.

    Dito isso, o profissional listou quais são os principais benefícios da atividade. Confira a seguir!

    Continua após a publicidade

    Benefícios de pular corda

     

    1

    Promove o emagrecimento

    Essa atividade é muito indicada para as pessoas que estão no processo de emagrecimento. Isso acontece porque o corpo queima calorias e, consequentemente, contribui para a perda de peso, sendo uma ótima opção para quem deseja modelar e tonificar o abdômen.

    “Mas é importante lembrar de sempre procurar um nutricionista para incluir uma alimentação balanceada e saudável. O exercício contribui muito com o emagrecimento, mas o processo demanda o acompanhamento adequado de um profissional”, alerta.

    Continua após a publicidade
    2

    Tonifica os músculos

    Saltar corda pode ajudar a tonificar os músculos dessa região, principalmente as coxas e as panturrilhas. Além disso, deixa os braços mais rígidos e fortes.

    “Esse exercício trabalha os músculos da panturrilha, pois envolve especificamente os músculos responsáveis por flexionar o tornozelo. Além disso, ao pular corda, a pessoa também recruta os músculos da coxa, para ajudar a controlar o movimento, manter o equilíbrio e absorver o impacto do salto, por isso é uma boa opção para tonificar os músculos da perna ”, explica o profissional.

    Continua após a publicidade
    3

    Melhora a capacidade cardiorrespiratória

    “Por se tratar de uma modalidade aeróbica, o exercício pode ajudar nesse sentido. Além disso, é uma prática que demanda mais oxigênio, fazendo com que o praticante exercite a respiração”, detalha o especialista.

    O controle da atividade respiratória é muito importante durante a prática de exercícios físicos. “É nesse momento que os músculos consomem mais oxigênio para gerar energia e realizar as contrações musculares. A respiração permite que o corpo capture o oxigênio do ar e o transporte para os músculos, onde é usado no processo de produção dessa energia”, completa.

    Continua após a publicidade
    4

    Alivia a sensação de estresse

    Após um dia corrido e estressante, pular corda pode ajudar a diminuir o estresse. A prática libera endorfina, o hormônio da felicidade, responsável pela sensação de bem-estar e melhora do humor.

    “Assim como outras atividades físicas, pular corda é capaz de proporcionar uma enorme sensação de relaxamento muscular, pois reduz a tensão dos músculos. O exercício regular também pode melhorar a qualidade do sono. Importante reforçar, que por mais simples que sejam as modalidades, é necessário que os exercícios sejam orientados e acompanhados por um profissional qualificado”, conclui o profissional de educação física.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.