Karoline Lima começa a fazer natação acompanhada da filha
Nadar faz bem para o corpo todo e também para a saúde mental. Conheça os principais benefícios do esporte
A influenciadora digital Karoline Lima mostrou nas redes sociais que começou a fazer natação com a filha Cecília, de nove meses, que é fruto do seu antigo relacionamento com o jogador de futebol Éder Militão. Na quarta-feira, 3 de abril, ela compartilhou alguns momentos da aula nos Stories do Instagram.
A primeira a se aventurar na água foi Cecilia, que, com a ajuda da professora e da mãe, aprendeu algumas técnicas e se divertiu muito. Em seguida, foi a vez de Karol, que, em um dos registros publicados no Instagram, revelou não saber nadar.
“Eu não acredito que a senhora vai dar aula para ela… Ela não sabe nadar. Ela não sabe mergulhar. Ela não sabe prender a respiração. O que essa mulher sabe fazer, sinceramente?”, escreveu a influenciadora, como se fosse a sua filha digitando o texto.
Ainda nos vídeos, é possível ver que Karoline tentou atravessar a piscina da borda mais distante à outra, mas não conseguiu. No entanto, a modelo teve sucesso em outra missão: nadar entre as bordas mais próximas.
Veja:
BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO
Considerada uma atividade física bastante prazerosa, a natação trabalha o corpo inteiro, favorecendo o condicionamento cardiorrespiratório e o fortalecimento muscular dos membros superiores, inferiores e tronco. Mas, sua prática vai além das vantagens físicas, sendo interessante também para cuidar da mente. Ah, e vale ressaltar que é o único esporte indicado para crianças menores de 3 anos, como é o caso de Cecília, filha de Karoline Lima.
A seguir, você confere outros benefícios:
1Promove o relaxamento
Segundo Fabrício Buzatto, médico do esporte, a natação é uma grande aliada para se desligar um pouco das tensões do dia a dia e para combater a ansiedade. Também contribui para o aumento da autoestima e para o desenvolvimento da concentração.
“Diferente do que a gente vê na academia ou em aulas: pessoas com celular na mão, conversando, tirando o foco da concentração do exercício, na natação isso não acontece. A pessoa literalmente mergulha naquela água e fica naquele tempo disponível para o exercício”, diz o profissional.
“Outro fato é que a água tem propriedades terapêuticas, o que, junto com a prática da natação, estimula a liberação dos hormônios do bem-estar, como dopamina, endorfina e serotonina, que trazem leveza e tranquilidade”, acrescenta
2Melhora as funções cognitivas
Coordenação motora, memória, atenção, percepção e raciocínio são alguns dos pontos que podem ser aprimorados por meio da natação.
“Esse esporte, principalmente para o bebê, ajuda a estimular a fala, os reflexos, o equilíbrio e o pensar, pois as aulas envolvem atividades lúdicas e de tomadas de decisões”, afirma a profissional.
3
Aumenta a longividade
Um estudo de 2016 divulgado pela revista British Journal of Sports Medicine chegou ao seguinte resultado: quando praticada ao longo da vida, a natação pode aumentar em 50% a longevidade. Isso porque é uma atividade física que proporciona condicionamento cardiovascular, osteoarticular e interação social.
4Ajuda o sistema respiratório
Por exigir maior contração e expansão dos pulmões, a natação é benéfica, inclusive, para pessoas que tem asma, doença que provoca a inflamação das vias respiratórias, atrapalhando a puxada de ar.