Descubra qual é a melhor opção para emagrecer: HIIT ou aulas de dança?

Descubra o que você deve levar em consideração na hora de escolher entre as duas modalidades

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 11 dez 2024, 21h45 - Publicado em 4 dez 2024, 20h00
dança ou hiit qual emagrece mais rápido
Você já experimentou fazer aulas de dança? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

Com certeza, o HIIT e a dança estão entre as melhores modalidades para quem quer perder peso. Mas, afinal, você já se perguntou qual dessas duas emagrece mais rápido? Entenda mais a seguir!

Lembre-se:

Antes de tudo, é preciso ter em mente que o processo de emagrecimento depende de vários fatores, incluindo hábitos de vida e, principalmente, a resposta do organismo de cada pessoa. Ou seja, o que funciona para uma pode não ser o melhor para outra. Contar com a ajuda profissional é fundamental para garantir que o processo seja seguro.

 

 

HIIT ou dança: qual é melhor para emagrecer?

O HIIT, famoso treino intervalado de alta intensidade, ajuda a ativar o metabolismo e queimar mais gordura. “Uma sessão de 15 a 20 minutos intercalando alta e baixa intensidade (mas sempre na maior frequência que você aguentar) queima tantas calorias quanto uma hora de corrida”, diz a Dra. Marcella Garcez, nutróloga e diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Essa modalidade possibilita que você continue queimando calorias mesmo depois da sessão de treino, o que é chamado de efeito EPOC.

“Diferente de uma corrida na esteira na mesma intensidade, o treino HIIT possibilita usar a frequência cardíaca máxima, com períodos de recuperação, para queimar gordura por um período prolongado, permitindo queimar calorias por até 48 horas pós-treino”, fala a médica.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o HIIT pode ser considerado ideal para quem procura uma atividade inovadora e que promova um emagrecimento rápido.

Por outro lado, a dança também é uma excelente opção para eliminar os quilinhos a mais, e muitas vezes pode ser uma alternativa mais divertida e menos intensa do que o HIIT.

Uma grande vantagem da dança é que ela pode ser mais fácil de manter a longo prazo, já que costuma ser mais prazerosa e diversificada.

Continua após a publicidade

Então, embora a queima calórica por sessão de dança possa ser menor do que a do HIIT, a prática regular e constante ao longo do tempo pode fazer toda a diferença para um emagrecimento gradual e sustentável.

Portanto, o HIIT pode ser interessante para você que procura resultados rápidos, tem um tempo curto para se exercitar no dia a dia e não se importa com treinos mais intensos. Ele realmente pode oferecer uma perda de peso mais acelerada, especialmente devido ao efeito EPOC.

Já a dança é perfeita para as pessoas que querem algo mais leve, mas igualmente eficaz para o emagrecimento. Além disso, ela pode ser uma boa escolha se você não se incomoda com sessões mais longas (aulas podem durar de 45 a 1 hora) e está buscando uma modalidade que tende a ser mais agradável de continuar praticando por períodos mais extensos.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.