Quando o assunto é definir o abdômen, o pilates está sempre na lista dos queridinhos. Não é para menos: além de ser eficaz e adaptável para todo nível de condicionamento, a atividade fortalece o corpo por inteiro, relaxa e aumenta a consciência corporal. Quer desfrutar desses benefícios? Rodrigo Cenzi, diretor técnico da Academia Leven, em São Paulo, revela os top 5 movimentos que vão definir a região:
1. Single Leg Stretch (alongamento com uma perna)
Deitada, pernas flexionadas a 90 graus e braços ao lado do corpo. Inspire, estenda a perna direita para o alto e a esquerda para baixo. Expire e troque a posição das pernas, apoiando as mãos na panturrilha ou no joelho. Vá alternando as pernas, sincronizando as trocas com a respiração. Faça 10 repetições.
2. Double Straight Leg Stretch (alongamento com as duas pernas)
Deitada, pernas unidas e estendidas para o alto, ombros fora do chão e mãos atrás da cabeça. Desça as duas pernas juntas até onde conseguir, sem forçar a lombar nem relaxar a barriga e volte. Faça 1 série de 12 repetições. Dica: deixe a lombar apoiada no chão durante todo o exercício.
3. Pico
A. Em posição de flexão de braço com os joelhos apoiados na bola, os braços afastados na largura dos ombros e as mãos espalmadas no chão. O tronco tem que ficar alinhado da cabeça aos tornozelos. B. Inspire, flexione os joelhos e role a bola em direção ao abdômen, até ficar com as canelas sobre a bola. As costas devem ficar arredondadas, os braços estendidos e a barriga contraída. Expire e volte à posição inicial controlando o movimento. Faça 2 séries de 10 a 15 repetições.
4. Twist (rotação)
Deitada, pernas flexionadas a 90 graus e mãos atrás da cabeça. Inspire, estenda a perna esquerda e flexione a direita, girando o tronco para a direita para encostar o cotovelo no joelho. Expire e troque a posição das pernas e do tronco. Faça 1 série de 10 movimentos para cada lado.