Pare e pense na sua última prova de corrida. É bem possível que, em algum momento do trajeto, seus pés latejaram. Ou será que eram as pernas que queimavam? Não se lembrar da dor parece ser normal entre maratonistas, de acordo com um estudo publicado na revista britânica Memory. O levantamento feito com corredores poloneses ao fim de uma prova mostrou que os participantes ranquearam os incômodos como bem menos intensos após três e seis meses. “Para driblar os sentimentos ruins – que podem acabar intensificando o cansaço –, é preciso se preparar mentalmente”, afirma Alessandra Dutra, psicóloga do Comitê Olímpico Brasileiro e proprietária da clínica Esporte Vivo, em São Paulo. Anote alguns passos para não ser abatida durante a prova e guardar como lembrança apenas a medalha.
1. Tenha um motivo para correr
Pode ser emagrecer ou conhecer pessoas – e paqueras! Isso vale para cada treino. Mas vamos combinar: você deve acreditar de verdade.
2. Faça uma lista
Tenha em mente o que vai precisar para completar o percurso (ritmo da pisada, respiração mais tranquila) e mantenha tudo sob controle.
3. Pense em uma frase para vencer o cansaço
Vale “100% focada” ou “Hoje, vou com tudo!”. O importante é que o lema escolhido dê motivação para que você alcance a linha de chegada. Go! Go! Go!
4. Imagine-se com a medalha no peito
Ou então visualize as pessoas aplaudindo você no final. Criar uma cena feliz pode mandar embora toda a sua exaustão.