Vestidos cut out (com cintura e quadris à mostra) não são tão fáceis de usar. “O corte pode tanto fazer a linha despojada para o dia a dia quanto mais sofisticada para um evento à noite. Só que, se a cinturinha não estiver em ordem, melhor optar por outro look”, diz a estilista Cecília Prado. Por enquanto, é claro. “Dieta equilibrada e treino com frequência cardíaca elevada podem secar o abdômen em um mês”, garante o coach Eden Carlos, eleito o melhor profissional de 2015 pela Sociedade Brasileira de Personal Trainers.
“Não no meu caso” – foi o que pensou? A culpa pode ser da genética, que influencia o local em que o tecido adiposo é estocado. “Quem tem predominância de estrogênio armazena mais gordura nos quadris. Já as com mais androgênio têm uma reserva maior no abdômen”, explica a endocrinologista Flávia Junqueira, da Clínica Goa Health Club, no Rio de Janeiro.
Mesmo assim, dá para você conquistar uma cintura fininha. Nesse caso, abdominais com rotação são a melhor opção para definir os oblíquos. Já para detonar a gordura que cobre a sua musculatura do core, é fundamental investir em exercícios de alta intensidade que envolvam o corpo todo. “Um treino de 25 minutos com movimentos rápidos queima calorias sem necessitar do tradicional aeróbico constante”, diz Eden.
Cintura pronta para o look
Faça esta sequência três vezes por semana, alternando com os dias de treino de musculação para braços e pernas. Quanto mais rápido você executar os movimentos (não se esquecendo da técnica, é claro), mais gordura gastará. “Pessoas com problema na coluna devem ter precaução com os exercícios de rotação”, alerta Eden. Faça 1 série de cada exercício da parte I (do 1 ao 7) sem intervalo entre eles. Descanse 45 segundos e repita o circuito mais 2 vezes. Em seguida, realize o mesmo padrão com os da parte II (do 8 ao 11). As iniciantes podem copiar o modelo, fazendo apenas os exercícios 1, 2, 3, 4, 6, 7, 9, 10 e 11.