Combata a flacidez: exercícios simples para braços e pernas em qualquer lugar

Esses movimentos podem ser feitos em casa para evitar a aparência "molenga"

Por Larissa Serpa
Atualizado em 10 jan 2025, 12h08 - Publicado em 9 jan 2025, 18h00
exercícios para combater a flacidez
Pele e musculatura podem ficar flácidas com o sedentarismo (./Freepik)
Continua após publicidade

A flacidez , comum nas áreas dos braços e pernas, é uma alteração estética que pode aparecer com o passar dos anos devido à perda da elasticidade e da firmeza da pele.

“Com o envelhecimento, a produção de colágeno e elastina diminui, resultando em uma pele mais fina e menos elástica. Além disso, a perda de massa muscular, frequentemente associada à falta de exercícios ou mudanças na composição corporal, também contribui para a flacidez. Outros fatores incluem mudanças hormonais, variações de peso e uma dieta inadequada”, diz Vinícius Ribeiro, personal trainer, diretor nacional de Operações e Marketing da Bluefit e treinador Les Mills Brasil.

Mas existem alguns exercícios simples que podem ser feitos em casa para lidar com a flacidez nessas áreas. A seguir, conheça os principais.

Exercícios simples contra flacidez no braço (para fazer em casa)

1

Flexões de braço (ou push-ups)

“Abaixe-se até o peito quase tocar o chão e empurre para cima, mantendo os cotovelos próximos ao corpo“, ensina Ribeiro.

2

Tríceps no banco

“Sente-se na beirada do banco, coloque as mãos ao lado dos quadris e estenda as pernas à frente. Abaixe o corpo lentamente dobrando os cotovelos e empurre para cima utilizando os tríceps”, conta o profissional.

Continua após a publicidade
3

Rosca direta com pesos

“Fique em pé com os pés na largura dos ombros, segure os halteres com as palmas voltadas para cima e flexione os cotovelos para levantar os pesos. Mantenha os cotovelos próximos ao corpo durante o movimento. Se não tiver halteres, pode utilizar garrafas de água ou sacos de arroz como substitutos“, sugere o personal trainer.

4

Extensão de tríceps

“Segure o peso acima da cabeça com ambos os braços, abaixe-o lentamente atrás da cabeça dobrando os cotovelos e, em seguida, estenda os braços para a posição inicial”, orienta Vinícius.

Por fim, é importante lembrar que a orientação de um profissional faz toda a diferença para a execução correta dos exercícios, evitando lesões e garantindo que você conquiste os resultados desejados.

Continua após a publicidade

Exercícios simples contra flacidez nas pernas (para fazer em casa)

 

1

Agachamento

Fique de pé com os pés na largura dos ombros, dedos apontando para a frente. Puxe o umbigo em direção à coluna e, em seguida, sente-se, dobrando os joelhos e esticando os glúteos para trás, como se estivesse sentado em uma cadeira. Pressione os calcanhares para baixo para voltar a ficar em pé.

2

Alpinista

Comece na posição de prancha, mantendo as costas retas, os quadris baixos e o core engajado. Traga o joelho direito sob o peito em direção ao cotovelo direito. Traga a perna de volta para a posição de prancha, trazendo a perna esquerda sob o peito em direção ao cotovelo esquerdo. Continue alternando as pernas, mantendo um ritmo constante.

3

Afundo reverso

Fique em pé com os pés na largura dos quadris. Dê um passo para trás com o pé direito em uma posição de afundo. Contraia o abdômen e abaixe a perna direita até que o joelho quase toque o chão. Ambos os joelhos devem estar em um ângulo de 90 graus. Dê um passo para frente e repita 10 vezes antes de trocar de lado.

Continua após a publicidade
4

Bom dia

Comece com os pés na largura dos ombros, com as mãos colocadas atrás da cabeça e os cotovelos para os lados. Concentre-se em manter os ombros para trás e os músculos do core engajados. Inspire profundamente e, ao expirar, dobre para a frente nos quadris e abaixe em um formato de “L” de cabeça para baixo até sentir um leve alongamento nos isquiotibiais. Se sentir alguma dor ou puxão desconfortável, você abaixou demais! Lentamente, levante o tronco de volta à posição ereta ao expirar.

5

Ponte de glúteos

Deite-se de costas com os joelhos dobrados, os pés apoiados no chão e os braços ao lado do corpo. Incline a pélvis para baixo e para a frente, envolvendo o core, e empurre para baixo pelos calcanhares para levantar os quadris em direção ao teto, envolvendo os glúteos. Abaixe lentamente.

6

Levantamento terra com uma perna

Fique em pé com os pés na mesma largura dos quadris. Coloque seu peso na perna esquerda e suba no dedão do pé direito, usando-o como apoio para se equilibrar. Comece a dobrar na cintura, mantendo o joelho esquerdo macio. Coloque as mãos nos quadris para se equilibrar. Continue a dobrar para a frente enquanto levanta lentamente a perna direita para cima e para trás até que seu corpo forme uma linha reta da cabeça aos pés. Certifique-se de que seus quadris fiquem retos em relação ao chão. Faça uma pausa e depois retorne à posição inicial e repita.

7
Continua após a publicidade

Caminhada de caranguejo

Comece sentando no chão com os joelhos dobrados e as mãos cinco centímetros atrás de você. Deixe os dedos apontando para longe do corpo. Dê um passo para a frente com o pé direito enquanto move simultaneamente a mão esquerda para a frente. Em seguida, dê um passo para a frente com o pé esquerdo enquanto move a mão direita para a frente. Continue caminhando para a frente por um total de 10 repetições.

8

Elevação de panturrilhas

Fique em pé com os pés tão afastados quanto os quadris, simplesmente fique na ponta dos pés e abaixe-se.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.