Continua após publicidade

Afinal, é mais indicado descansar ou treinar menstruada?

Diante dos sintomas do período menstrual, ginecologista explica se é melhor tirar uns dias de pausa ou seguir com a prática de exercícios

Por Ana Paula Ferreira
12 jul 2024, 20h00
Veja quais são as orientações de uma ginecologista para este período
 (Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Dores de cabeça, inchaço e cólicas são apenas alguns dos sintomas vividos durante os dias de menstruação. Diante disso, muitas pessoas se questionam se deveriam descansar ou treinar menstruadas, já que é difícil se manter ativa com tantas mudanças hormonais que causam sintomas físicos e emocionais, impactando diretamente na disposição.

Para esclarecer essa dúvida, consultamos a ginecologista da Plenapausa, Natacha Machado. Confira a seguir o que é mais indicado fazer!

É melhor descansar ou treinar menstruada?

De acordo com a profissional, as atividades físicas regulares, sejam elas na academia ou ao ar livre, podem ajudar a melhorar todos os sintomas da menstruação. Sendo assim, é indicado, sim, manter a rotina de treinos durante o período.

Continua após a publicidade

“Há aumento na produção de endorfina, diminuindo o quadro de dor, de ansiedade, de TPM, inclusive diminuindo o próprio sangramento menstrual, por isso é uma excelente dica de exercitar durante o período menstrual”, ela explica.

“Hoje em dia existem absorventes internos, copinhos coletores, calcinhas absorventes, tudo tentando promover um maior conforto para a mulher durante o período menstrual”, completa.

Apesar dos benefícios do treino para os sintomas do período menstrual, Natacha ressalta que importante respeitar os sinais do corpo e adaptar a intensidade dos exercícios conforme necessário. “Não há nenhum impeditivo, a menos que o desconforto provocado pela própria menstruação a impeça de treinar.”

Continua após a publicidade

Além disso, a médica lembra que o ciclo menstrual é dividido em fases, e cada uma pode influenciar de maneira diferente a disposição e o desempenho físico. Por exemplo, na fase folicular, que ocorre antes da ovulação, muitas mulheres relatam se sentir mais energéticas, sendo um bom momento para intensificar os treinos. Já na fase lútea, após a ovulação, o corpo pode exigir mais descanso.

“O que acontece, muitas vezes, é que no período pré-menstrual, as mulheres têm um rendimento um pouco menor. Então, se durante a menstruação ela não tem dor, não tem cólicas, tem um fluxo sanguíneo é moderado, ela tem um rendimento melhor do que o período pré-menstrual”, conclui.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.