Benefícios das atividades físicas para o TDAH
Especialista afirma que o esporte pode colaborar no controle da hiperatividade. Confira os benefícios das atividades físicas para o TDAH
É fato que manter o corpo em movimento faz bem para a saúde de centenas de formas diferentes. Mas você sabia que também existem diversos benefícios das atividades físicas para o TDAH?
Psicóloga especialista em TDAH e em neuropsicologia pela FMUSP, Rosângela Batista explica que o TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) é causado por um desequilíbrio de neurotransmissores, como a dopamina e a noradrenalina.
“Os fatores que ocasionam este desequilíbrio neuroquímico podem ser hereditários ou até mesmo por parto prematuro, lesões cerebrais e uso de álcool ou tabagismo na gestação”, ela aponta.
E continua: “Ele é caracterizado pela falta de atenção, dificuldade no controle de emoções e na conclusão de tarefas, e hiperatividade contínua – características que são essenciais na prática de esporte”. Mas como a prática de esportes pode ajudar a controlar a hiperatividade? Ela explica a seguir.
Benefícios das atividades físicas para o TDAH
De acordo com Rosângela, a prática de exercícios físicos ajuda a equilibrar a química do cérebro através da liberação de neurotransmissores, como a dopamina, que é um déficit do TDAH. Sendo assim, manter um bom condicionamento físico pode melhorar os sintomas do quadro.
“A maioria dos estudos de adultos com TDAH utiliza protocolos de exercícios aeróbicos. Mas é ainda mais benéfico incluir uma combinação de treinamento aeróbico e de resistência para maximizar os benefícios gerais à saúde”, aponta a psicóloga.
Ela explica que, para jovens com TDAH, o exercício intencional é menos importante do que a quantidade total de atividade física que realiza todos os dias.
“Isso acontece pois, após a liberação de dopamina, há a liberação de prazer e recompensa, garantindo uma melhor performance. Além disso, a realização de esportes traz uma melhora na função cognitiva do corpo humano, ajudando no controle de tempo, na organização de tarefas e na concentração através da liberação de energia retida no corpo essencial para o controle da hiperatividade.”
Segundo a profissional, o exercício físico também está diretamente ligado ao meio comportamental, estimulando convívio social, melhoria na ansiedade e na depressão e também no controle da agressividade. “Outra área do corpo que é altamente beneficiada com a prática dos exercícios físicos é o sistema circulatório, aumentando o fluxo de sangue no cérebro, que colabora com a habilidade de pensar”, ressalta.
Assim, com tais benefícios, o esporte aparece como uma ótima opção para o controle do TDAH.
“É recomendado que a prática de exercícios seja feita a partir da avaliação médica, buscando o melhor plano de treinamento de acordo com a necessidade do diagnóstico. Consultas com psicólogo ou psiquiatra também são recomendadas durante a prática”, ela finaliza.