Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Agachamento: livre ou smith? Entenda as diferenças e benefícios

Esclarecemos essa dúvida bastante comum entre os praticantes de musculação

Por Juliany Rodrigues
25 abr 2025, 20h00 • Atualizado em 3 jun 2025, 22h30
agachamento livre ou smith
Quais as diferenças entre agachamento livre e no smith? | (diana.grytsku/Freepik)
Continua após publicidade
  • O agachamento, com certeza, é um dos melhores exercícios para fortalecer as pernas, glúteos e quadril. Ele é um dos movimentos mais indicados para quem quer conquistar um bumbum durinho e coxas definidas.

    “Esse exercício contribui para a correção postural e o alinhamento do corpo, o que facilita movimentos como subir escadas e agachar sem sobrecarregar as articulações”, cita Henrique Santos, profissional de Educação Física da TotalPass.

    Além da versão tradicional, o agachamento pode ser feito em um equipamento chamado smith, que possui uma barra guiada por trilhos verticais e oferece mais estabilidade durante a execução.

    Mas, afinal, quais são as diferenças entre realizar o exercício no aparelho e de forma livre? É isso que você vai descobrir a seguir!

    Siga
    Continua após a publicidade

    Agachamento livre ou no smith: quais as diferenças?

    O agachamento trabalha principalmente quadríceps, glúteos e isquiotibiais.

    Na versão livre, também há uma maior ativação dos músculos estabilizadores, como core e lombar, e das panturrilhas, pois não envolve o uso de uma estrutura que guia o movimento. Assim, ela costuma ser mais desafiadora para iniciantes, uma vez que existe muito equilíbrio e coordenação.

    No smith, o mesmo movimento é realizado, no entanto, a presença da máquina ajuda a guiar a execução, o que contribui para a prevenção de desequilíbrios e lesões e permite um maior controle ao levantar os pesos.

    Continua após a publicidade

    O smith também estimula os músculos citados acima, mas foca um pouco mais nos quadríceps e nos glúteos.

    “Cada um tem a sua vantagem. Com os aparelhos de musculação, conseguimos usar mais carga. Já com pesos livres, como halteres
 e barras, outras habilidades também entram no jogo – é o caso do equilíbrio e da coordenação“, conta o personal trainer Rafael Lund.

    A escolha entre agachamento livre ou smith deve ser realizada com a orientação profissional e levando em consideração os objetivos, o nível de experiência e as condições físicas de cada pessoa.

    Continua após a publicidade

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

     

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.