Braços fortes, abdômen sarado, pernas torneadas… O shape das surfistas não é apenas bonito, mas também forte e habilidoso. “O esporte exige coordenação e músculos afiados para que você se sustente em cima da prancha”, diz o surfista Gui San, que também é formado em educação física e professor da aula Surfitness, lançamento da academia Les Cinq Gym, em São Paulo.
Apesar de a novidade paulistana não ser igual à sensação de pegar uma onda, ela trabalha o corpo quase da mesma forma. Funciona assim: a prancha sobre duas bolas de ar fica presa a elásticos que podem ter sua tensão aumentada ou diminuída, o que reflete na instabilidade da superfície. “Para ficar em pé, você recruta os músculos das pernas e do core até de forma inconsciente”, diz Gui. É verdade, já que contraímos, sem perceber, a musculatura do bumbum e do abdômen para manter a postura isométrica (estática) do surfe.
Veja também: Acqua Float: treino sobre prancha na piscina queima 400 calorias
Para quem já se arrisca no mar, a modalidade melhora a consciência do movimento. Enquanto os elásticos presos à prancha desafiam a força da sua remada, a instabilidade do equipamento aumenta seu equilíbrio na hora do drop [ficar em pé]. “O glúteo e a lombar também são bem exigidos durante a aula, o que pode levar benefício até para quem prefere outros esportes, como a corrida”, explica Gui. Bônus para a Surfitness, já que a lombar é uma das áreas mais negligenciadas na academia – a gente faz dezenas de abdominais sem pensar no resto do core, né?
BOA FORMA TESTOU
O treino de 50 minutos é dividido em quatro partes. Primeiro, a aluna tem um tempo para se adaptar à superfície instável (um tipo de reconhecimento do terreno com os pés descalços) para, em seguida, entrar no aquecimento. Depois, rolam 30 minutos HIIT de exercícios funcionais e do esporte em cima da prancha – até abdominais e burpees! – para acelerar a frequência cardíaca e o metabolismo. “Dependendo da intensidade, dá para gastar até 600 calorias”, garante Gui. Por fim, a Surfitness acaba com sete minutos de relaxamento e respiração para voltar à calma.
Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA