Continua após publicidade

Por que a escada vai definir suas pernas e ajudar a emagrecer

Você detona calorias, melhora o condicionamento físico e ainda garante pernas torneadas

Por Daniela Bernardi
Atualizado em 30 abr 2017, 07h00 - Publicado em 30 abr 2017, 07h00

Saiba como incluir a escada na sua rotina fitness e esteja pronta para chegar ao topo!

1. SECA-GORDURINHAS

Entre um agachamento e uma flexão, use a máquina que simula uma escada para aumentar sua frequência cardíaca e, assim, manter o metabolismo acelerado durante todo o dia. “Mesmo praticada por pouco tempo, a atividade é bem intensa porque você tem que elevar todo o peso do corpo”, explica o fisiologista Turíbio Leite de Barros, da clínica Midway International Labs, em Miami (EUA). Imagine carregar 60 quilos por vários andares…

2. TUDO DURINHO

Apesar de ser um exercício aeróbico, subir escadas também fortalece – e define! – pernas e bumbum. Para isso, pise a cada dois degraus. Mas cuidado com a postura! “Quando cansamos, perdemos o controle da musculatura, o que deixa joelhos e costas vulneráveis a lesões”, diz Gerseli Angeli fisioterapeuta da Midway. Se estiver difícil continuar, melhor diminuir o ritmo (ou mesmo parar) do que se debruçar no corrimão.

Veja também: Por que a escada é um dos aparelhos mais concorridos

3. 24 HORAS FITNESS  

Quando não der para malhar, troque o elevador pela escada –  mesmo curtos períodos já melhoram  seu condicionamento físico, segundo um novo estudo canadense. Se você  mora no 10° andar, por exemplo, pare  um pouco antes e suba o restante  a pé (e aumente o percurso aos  poucos). “É um ótimo começo para  sair do sedentarismo”, diz o educador  físico Diego Ucha, da Healthways,  empresa de gestão de saúde.

4. VEM PRA RUA!  

As escadarias urbanas já são um  point fitness. “Além de gastar 500  calorias em uma hora, o treino melhora  agilidade e potência muscular”, diz  Marcelo de Paula, coordenador da  academia Competition. Na hora de descer, proteja os joelhos: dê uma  volta no quarteirão correndo para  retornar à base.

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.