Continua após publicidade

O que comer antes, durante e depois da corrida

O resultado da sua performance durante as provas de corrida também depende do que se come

Por Daniela Bernardi
Atualizado em 26 abr 2024, 10h52 - Publicado em 15 ago 2015, 08h00
Dirima/Thinkstock/Getty Images
Dirima/Thinkstock/Getty Images (/)
Continua após publicidade

O cuidado com a alimentação antes, durante e depois da corrida é determinante para que você tenha uma ótima performance no percurso sem se machucar. “O carboidrato, por exemplo, é importante para a recuperação do corpo”, diz a nutricionista esportiva Nathália Fonseca, do Rio de Janeiro. Veja as dicas que ela dá para você acertar na escolha do prato.

5 km

ANTES: você não precisa de um super-reforço nutricional. Coma carboidrato complexo e proteína, como torrada integral, ovo cozido e aipim. E evite alimentos flatulentos e com excesso de fibras, como pães com sementes e derivados de lactose – ninguém merece um intestino gritando bem na hora da prova.

DURANTE: beba água antes de sentir sede. Uma boa tática é passar em todos os postos de hidratação e dar três goles em cada copinho.

DEPOIS: prefira frutas.

10 km

ANTES: não encane com as restrições – o jantar da noite anterior deve ter carboidratos complexos. Vá de macarrão de arroz ou inhame. Pela manhã, opte por sanduíche
de atum e suco de laranja.

Continua após a publicidade

DURANTE: a cada 30 minutos, consuma carbo em gel para evitar a queima de massa magra. Isotônicos são uma boa pedida para repor os eletrólitos que foram embora com o suor.

DEPOIS: não se esqueça da fruta e, em casa, coma castanhas, que têm minerais e vitamina E (olha os antioxidantes aí).

21 km

ANTES: reforce o seu cardápio com mais carboidrato e proteína nos três dias que antecedem a prova. Logo antes de acelerar na pista, coma uma porção de tâmaras ou damascos desidratados, que são frutas ricas em açúcar.

DURANTE: não economize. O percurso não será fácil! Aposte na palatinose (suplemento de carboidrato) em gel ou manipulada para preservar os músculos.

Continua após a publicidade

DEPOIS: o whey protein com amaranto é uma boa escolha para quando você já estiver com a medalha. Para sair da banana, que tal variar com maçã, goiaba e pera?

42 km

ANTES: aumente o consumo de carbo na semana anterior – esqueça a dieta! No jantar, vá de macarrão integral com carne moída ou peixe assado com purê de abóbora. Para a manhã, prepare torradas com geleia ou mel e frutas picadas. Já antes da largada, consuma BCAA com água de coco (nada mal, hein?).

DURANTE: siga as mesmas dicas da prova de 21 km.

DEPOIS: feche o grande dia com um prato completo: arroz, grão-de-bico ou lentilha, salada e frango grelhado. As vegetarianas podem substituir a proteína animal por shitake e shimeji.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.