Continua após publicidade

As mamães fitness das redes sociais

Elas cuidam dos filhos, trabalham, administram a casa e ainda encontram tempo para malhar e esculpir o corpo. Não à toa, ganharam milhares de seguidores na internet em busca de suas dicas.

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 22 out 2016, 16h16 - Publicado em 6 jul 2014, 22h00
Yara Achôa - Edição: MdeMulher
Yara Achôa - Edição: MdeMulher (/)
Continua após publicidade
Autointitulada mamãe 100% fitness, com 38 mil seguidores no Instagram, a jornalista e empresária Micheline Masiole tem três filhos: Cid, 8 anos, Téo, 6, e Édi, 2. Somando o peso das três gestações, engordou 87 quilos! E eliminou todos. Mais: hoje exibe uma incrível barriga tanquinho. ”Tinha 25 anos quando engravidei a primeira vez. Ganhei 30 quilos e demorei um ano para chegar aos 56 quilos. Aí veio o segundo filho e a história se repetiu: mais 32 quilos”. Foi durante a amamentação de Téo que Micheline resolveu se mexer. ”Comecei fazendo academia uma vez por semana e insisti muito para conseguir gostar”. Em um ano, reduziu o peso e modificou o corpo. Pegou gosto pelo exercício e malhou durante toda a terceira gravidez.
 
Apesar dos 25 quilos ganhos, foi mais fácil entrar em forma dessa vez. Conciliar trabalho, casa e família é puxado, mas vale a pena. ”Levanto às 5 da manhã para preparar minhas marmitas de comida saudável. Fico com as crianças, acompanho a lição, dou banho, almoçamos juntos, levo para a escola. Trabalho um tanto em casa e outro na empresa, que é perto. Como tenho horário flexível, consigo encaixar o treino”, conta. Os meninos também entraram na onda: comem frutas, legumes e verduras numa boa e praticam esportes. Até o maridão se deu bem. ”Com a mudança de hábitos, ele perdeu 15 quilos”. Segredo? ”Na verdade, é esforço, é organização. Você tem que querer muito. Mas compensa!”. 
 
Redes sociais: Micheed Ramos (Facebook), @micheedramos (Instagram) 
Peso: 50 quilos 
Continua após a publicidade
Altura: 1,61 m 
Gordura corporal: 9%

A fonoaudióloga Eloiza Ribeiro é mãe de Igor, 5 anos, e Ítalo, 2. Sempre gostou de se exercitar e comer de forma saudável, mas foi a partir da segunda gestação que sentiu necessidade de manter o foco em atividades que a deixassem em forma e trouxessem prazer. ”Hoje, faço corrida e ioga. A corrida, inclusive, mudou minha vida, melhorando minha alimentação, saúde, disposição e até a forma de encarar os desafios cotidianos”, diz. Como toda mãe, é claro que às vezes encontra dificuldades para conciliar vida pessoal, profissional e malhação, ainda mais com filhos pequenos.
 

”Mas selei um compromisso sério com minha rotina de atividades. Elegi a manhã para realizar minhas práticas. Levanto às 4h30 para não atrapalhar a vida dos meninos, que entram na escola às 7h30. Depois, tem o trabalho, isso sem contar as demandas de casa”. Se por acaso não consegue se exercitar logo cedo, Eloiza arruma um tempinho à tarde. ”Daí programo algo que eu possa realizar junto com eles, estimulando hábitos saudáveis e fazendo com que desenvolvam flexibilidade, confiança e bem-estar. Dá para caminhar no parque, andar de bicicleta, brincar de bola e até alongar. Assim também fortalecemos nossos vínculos afetivos”. Para dar conta do recado, sua receita é estabelecer prioridades. ”A vida é feita de escolhas. É preciso saber do que se pode abrir mão e o que é essencial. Racionalizar o tempo ajuda inclusive a diminuir o stress”. 

Redes sociais: Eloiza Ribeiro (Facebook), @eloizaribeiroo (Instagram) 
Peso: 54 quilos 
Altura: 1,63 m 
Gordura corporal: 16%
 

As mamães fitness das redes sociais

Continua após a publicidade

Micheline, à esquerda e Eloiza, à direita

Fotos: arquivo pessoal 

A rotina da empresária Erika Alk ficou ainda mais agitada com sua entrada no Instagram, há um ano. Com corpão de modelo fitness (aliás, hoje ela também atua nessa área) e suas dicas de alimentação e musculação, ela vem conquistando cada vez mais seguidores: mais de 122 mil! Nem por isso abre mão dos cuidados com Lucca, 4 anos. ”Acordo e vou para a academia. Depois fico com meu filho, brincamos, almoçamos juntos e o levo para a escola. À tarde, me foco no trabalho, embora o dia todo esteja conectada ao celular, resolvendo o que é possível. E me organizo para manter a dieta equilibrada e malhar cinco vezes por semana”, conta.

 
A energia, garante, vem dos bons hábitos que cultiva. ”Como bem e isso dá o maior pique: me sinto melhor do que nunca!”. É claro que o corpo torneado e a barriga definidíssima não surgiram da noite para o dia. Erika malha desde os 20 anos e hoje colhe os resultados, virando uma referência para todas nós, com filhos ou não. ”Depois que me tornei mãe, a vida ficou mais corrida, mas também mais prazerosa. Falta de tempo, gravidez, dinheiro, nada é desculpa para não fazer uma atividade física e melhorar a alimentação. Basta acreditar que qualquer mudança é possível, ter disciplina e ir atrás de seus objetivos. Quem quer consegue!”. 
Continua após a publicidade
 
Redes sociais: Erika Alkessuani (Facebook), @erikaalk (Instagram) 
Peso: 51 quilos 
Continua após a publicidade
Altura: 1,60 m 
Gordura corporal: 11%
 
O foco da promotora de justiça Gabriela Manssur é combater a violência contra a mulher. Mãe de Camila, 15 anos, Felipe, 5, e Arthur, 2, ela ainda malha todos os dias (corre, faz crossfit e pilates). ”Durmo de cinco a seis horas por noite. Acordo cedo e sou bem organizada com meus horários. Meus treinos são sagrados e só falto se tiver uma razão forte. A disciplina é quase militar, senão você não vê resultado e se desmotiva. Apesar de adorar malhar, amo meu trabalho, então, treino pela manhã e às 10h30 estou pronta para o batente”. Gabi também cuida da dieta e carrega marmitas saudáveis. Para o almoço, leva salada, arroz integral ou quinua, verdura e proteína (claras de ovo ou frango desfiado ou atum em lata, sempre comidas frias). No lanche, água de coco e iogurte ou sanduíche de pão integral com peito de peru, e no final da tarde, especialmente em dia de treino de crossfit, toma whey protein e fruta. 
Continua após a publicidade
 
”Vou para casa, vejo as crianças, organizo o que é preciso e janto – salada e proteína ou salada e sopa ou comida japonesa. Termino os últimos processos do dia, ou casos mais difíceis, que não consegui fazer no fórum, e vou dormir. No dia seguinte, às 6 horas, começa tudo de novo!” Para a promotora, o segredo é acreditar em si mesma. ”Proponha-se atingir metas curtas para alcançar um objetivo maior. Dê valor a essas pequenas conquistas e ignore quem diz que você não pode fazer isso ou aquilo”. E assim ela inspira seus mais de 54 mil seguidores no Instagram. 
 
Redes Sociais: Gabi Manssur (Facebook) , @gabimanssur (Instagram) 
Peso: 57 quilos 
Altura: 1,63 m 
Gordura corporal: 14%
 
As mamães fitness das redes sociais
Erika, à esquerda e Gabriela, à direita

Foto: Marcio Rangel e arquivo pessoal
 

#ficaadica

Micheline, Eloiza, Erika e Gabi são mulheres comuns que conseguiram organizar o dia a dia para dar conta das mais variadas atividades. Você também pode! Confira estas sugestões para ajudar o seu plano. 
 
Organização é meio caminho andado para conseguir cumprir as tarefas 
“Deixe tudo preparado na noite anterior. E acorde cedo para o dia render. Outra coisa importante é tentar fazer as coisas – academia, compras – perto de casa para não perder tempo no trânsito”, sugere Gabi. 
 
Estabeleça prioridades 
“Faça uma lista das coisas que precisará realizar durante o dia e as classifique pelo grau de importância. Divida seu dia em pequenas partes e tente se concentrar em cada uma delas”, ensina Eloiza. 
 
Não adie o que precisa ser feito 
“Se tem que preparar os lanches, separar a roupa para malhar, arrumar a lancheira dos filhos, vá lá e faça. Não deixe para mais tarde, pois você corre o risco de não fazer e abandonar seus objetivos”, diz Micheline. 
 
Tenha foco e persista 
“Acorde de manhã e vá malhar. Não pense em nada. Simplesmente vá!”, aconselha Erika. Com o tempo, você cria o hábito e a rotina fica mais prazerosa. 
 
Seja positiva e não complique as coisas 
Não existe o momento ideal para iniciar uma mudança. Se você quer, faça. Pense que vai conseguir!
 
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.