Trabalhando em casa? Não fique no quarto
Trabalhar e dormir no mesmo espaço pode gerar estímulos no sistema nervoso que te deixarão ansioso com metas e prazos durante o seu horário de descanso
Pode parecer bobagem, mas instalar o escritório no mesmo cômodo em que você dorme tem um enorme impacto negativo no seu foco, produtividade e até no ciclo sono-vigília. Além disso, fica bem mais difícil resistir à tentação de voltar para a cama. “Se você não tem condições de ter um cômodo dedicado ao home office, é melhor levar esse espaço para a sala ou a mesa de jantar. Olhar para a sua estação de trabalho enquanto está deitado na cama gera estímulos em seu sistema nervoso que te deixarão ansioso com metas, prazos e entregas durante o seu horário de descanso”, explica Carla Furtado, diretora executiva do Instituto Feliciência e expert em Felicidade Interna Bruta (FIB) pelo Schumacher College e pelo Gross National Happiness Centre.
Além de delimitações físicas, você pode usar outros gatilhos para que seu cérebro diferencie o que é ‘home’ do que é ‘office’. Pode ser tão simples quanto trocar o pijama por uma roupa que te deixe mais animado ou velas aromáticas que você acenda só durante o trabalho. O importante é encontrar formas de virar a chavinha mental e entender os momentos de “ligar e desligar” o home office.
Você também deve definir um horário de trabalho que faça sentido para suas demandas e respeitá-lo ao máximo. Nada de ficar “mais cinco minutinhos” só porque não precisa enfrentar o trânsito – a tendência é que esse tempo se multiplique sem que você perceba. Se necessário, deixe claro em avisos no e-mail, WhatsApp e outros aplicativos o período em que você está disponível para responder mensagens profissionais.