Continua após publicidade

TPM: 7 nutrientes que colaboram para o alívio dos sintomas

Laranja moro, cromo, magnésio e ômega 3 são alguns dos que fazem parte desta lista. Conheça os benefícios!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 16h41 - Publicado em 23 jun 2023, 17h27
Nutrientes para aliviar os sintomas da TPM
Entenda a ação de alguns nutrientes quando o assunto é atenuar os incômodos comuns durante a TPM | (diana.grytsku/Freepik)
Continua após publicidade

A TPM, período que costuma começar cerca de 10 dias antes da menstruação, é caracterizada por provocar cólicas, inchaço, dor nas mamas e uma série de outros sintomas que podem atrapalhar bastante a rotina de muitas mulheres. De acordo com a nutricionista da Vitamine-se, Carolina Tavares, durante esses dias, há uma queda nos níveis de estrogênio, o que favorece o surgimento de todos esses desconfortos.

“O estrogênio atua em diversas áreas do corpo, incluindo regiões do cérebro que controlam nossas emoções. Dentre seus efeitos,  promove a liberação de serotonina e endorfinas, responsáveis pelo aumento da sensação de bem-estar. Por isso, uma redução brusca no estrogênio contribui para o aumento da irritabilidade e oscilações de humor”, explica.

Entretanto, é importante lembrar que cada corpo reage de uma forma diferente às mudanças hormonais características da TPM. Por isso, os sintomas, bem como suas durações e intensidades, podem alterar de uma mulher para a outra. Os motivos para essa variação individual ainda não foram descobertos ao certo pelos estudiosos.

Estimativas apontam que 70% das brasileiras sofram com os sintomas da TPM e, para ajudar quem faz parte desse time, listamos os principais nutrientes que podem ser benéficos durante esse momento. Confira:

1

 

 

Laranja moro

Também conhecida como laranja vermelha, consiste em uma variedade de laranja doce que se originou nos arredores do vulcão Etna, na região da Sicília, na Itália.

Por ter maiores teores de antioxidantes do que as comuns, atua de forma ainda mais eficaz no combate às inflamações e na diminuição do inchaço. Você pode incluir a própria fruta em sua alimentação ou, se preferir, procurar pela suplementação.

Continua após a publicidade

2

 

 

Cromo

Durante a TPM, é comum que muitas mulheres experimentem uma forte vontade de comer guloseimas, principalmente doces e chocolates.

Para controlar esses desejos, o cromo pode ser um grande aliado, uma vez que promove a saciedade. Entre os alimentos que são fontes desse mineral estão: cogumelos, vinho, espinafre, maçã, brócolis e ameixa.

3

 

 

Triptofano

Consiste em um aminoácido que desempenha um papel significativo na síntese de serotonina no cérebro, promovendo a melhora do humor. Pode ser encontrado em amêndoas, chocolate amargo, banana, queijo e ovo, por exemplo.

Continua após a publicidade

4

 

 

Magnésio

Assim como o triptofano, também está associado à atenuação de sintomas relacionados à saúde mental, entre eles, ansiedade, agitação, tensão e irritabilidade. Além disso, por ter propriedades relaxantes, pode auxiliar na qualidade do sono, tornando a sua noite de descanso mais revigorante. Abacate, nozes, leguminosas, frutas secas e salmão são fontes de magnésio.

5

Vitamina B6

Participa da conversão de triptofano em niacina e da síntese de neurotransmissores, como serotonina, histamina e dopamina. Sua suplementação traz vantagens às emoções e alivia o estresse. Lentilha, amendoim, melancia, couve e agrião são excelentes opções para consumi-la.

6

Niacina

Uma das vitaminas do complexo B, a niacina é capaz de oferecer proteção aos neurônios contra o ataque de radicais livres e de inibir a produção de substâncias que podem resultar em distúrbios no humor. Sua ingestão pode ser feita por meio de alimentos como grão-de-bico, folhas verdes escuras, laranja e atum.

7
Continua após a publicidade

Ômega 3

Uma das razões que fazem do ômega 3 um importante nutriente para lidar com os sintomas da TPM é que ele colabora para proteção das células do cérebro, aprimorando seu funcionamento e favorecendo a produção de serotonina, dopamina e outros neurotransmissores ligados ao bem-estar.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.