A libido é o estímulo, o entusiasmo e a paixão que nos impulsionam a explorar todas as possibilidades que o mundo oferece. E, claro, também está ligada ao desejo sexual. Então, como está a sua? Você sabe dizer? Caso queira ter uma ideia, teste sua libido com as questões a seguir.
Infelizmente, muitas pessoas perdem esse impulso vital sem perceber. E quando isso acontece, experimentam uma sensação de vazio, desânimo e sobrecarga constante. Mas o pior é ainda perderem a capacidade de iniciar coisas novas e explorar as maravilhas que o mundo oferece.
Nesse sentido, diversos fatores podem inibir nossa libido: depressão, ansiedade, anticoncepcionais hormonais, menopausa, conflitos no relacionamento, insegurança na cama e bloqueios sexuais são apenas alguns dos possíveis inibidores do desejo sexual.
Este artigo não se destina a ser uma análise clínica, mas sim a fornecer um teste simples para avaliar sua libido e algumas dicas que podem ajudar a revitalizá-la.
Lembre-se de que um tratamento eficaz contra a baixa libido geralmente requer acompanhamento especializado, uma vez que cada pessoa é única e os motivos podem variar.
TESE SUA LIBIDO
Abaixo, apresentamos um teste de 12 perguntas simples para ajudá-lo a avaliar sua libido. Responda a cada pergunta com “Sim” ou “Não” para obter uma visão geral de sua vitalidade sexual.
- Você sente desejo sexual regularmente? SIM ou NÃO
- Você experimenta excitação sexual quando exposto a estímulos eróticos, como imagens, conversas sensuais ou fantasias sexuais? SIM ou NÃO
- Sente-se confortável com sua aparência física durante o sexo? SIM ou NÃO
- Você tem uma vida sexual satisfatória e emocionalmente gratificante? SIM ou NÃO
- Você consegue atingir o orgasmo durante o sexo ou a masturbação? SIM ou NÃO
- Sua libido afeta negativamente seu relacionamento? SIM ou NÃO
- Você se sente estressado, ansioso ou deprimido, o que impacta negativamente sua libido? SIM ou NÃO
- Você está passando por mudanças hormonais significativas, como a menopausa? SIM ou NÃO
- Você toma medicamentos que podem afetar a libido? SIM ou NÃO
- Você enfrenta conflitos no relacionamento que prejudicam sua libido? SIM ou NÃO
- Você se sente confortável e confiante na intimidade com seu parceiro? SIM ou NÃO
- Você se masturba regularmente como parte de sua vida sexual? SIM ou NÃO
Resultado:
Some o número de respostas “Sim” e “Não”.
- Se a maioria (7 ou mais) de suas respostas for “Sim”, é provável que sua libido esteja saudável e equilibrada.
- Se a maioria de suas respostas for “Não”, é provável que alguns fatores estejam interferindo na sua libido e é aconselhável discuti-los com um profissional de saúde ou terapeuta sexual.
Mas lembre-se de que a libido é influenciada por uma série de fatores, e é normal que ela flutue ao longo da vida.
O teste pode fornecer uma visão geral, mas uma avaliação mais detalhada com um profissional de saúde é recomendada para abordar preocupações específicas.
Estratégias para aumentar a libido
Para quem ficou com indícios baixos de sua libido ou mesmo quer dar um up na sua, veja a seguir 5 estratégias para aumentar sua libido de forma natural e revitalizar sua vida sexual.
1. Gerencie o estresse
O estresse crônico é um dos principais inibidores da libido. Por isso, encontre maneiras de gerenciar o estresse em sua vida, como meditação, yoga, exercícios de respiração ou simplesmente tirar um tempo para relaxar e cuidar de si.
2. Explore fantasias sexuais
É verdade que explorar fantasias sexuais com a pessoa parceira pode adicionar emoção e variedade à sua vida sexual. Por isso, converse abertamente sobre suas fantasias e desejos, e considere experimentar novas experiências juntos.
Nesse sentido, vale desde brincadeiras e jogos sensuais até a introdução de brinquedos eróticos no quarto, vale tudo com respeito.
3. Priorize a masturbação
Conhecer seu próprio corpo e o que lhe dá prazer é fundamental para aumentar a libido. Nesse sentido, a masturbação é uma maneira saudável de explorar sua sexualidade e aprender sobre suas preferências e limites. Por isso, veja aqui dicas para masturbação feminina.
4. Faça ginástica íntima
O pompoarismo ou ginástica íntima trabalha de forma eficiente a musculatura vaginal, e, dentre seus benefícios, está o aumento da libido, conseguir chegar ao orgasmo, eliminar dores e ampliar a satisfação sexual.
5. Experimente Terapias Alternativas
Algumas terapias alternativas, como acupuntura e massagem, podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea e relaxar o corpo, o que pode contribuir para um aumento da libido. Confora aqui uma lista de terapias naturais para apimentar o sexo.