Continua após publicidade

Respiração consciente para combater o estresse e a ansiedade

Diante do aumento de casos de ansiedade, terapeuta integrativa ensina técnicas eficazes para promover o bem-estar mental

Por Ana Paula Ferreira
19 Maio 2024, 10h00
Veja como fazer a respiração consciente para amenizar a ansiedade
Veja como fazer a respiração consciente para amenizar a ansiedade (wirestock/Freepik)
Continua após publicidade

A ansiedade e o estresse se tornaram problemas prevalentes para muitas pessoas nos dias de hoje. Prova disso é que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os casos de ansiedade aumentaram em 25% apenas durante a pandemia, afetando pessoas de todas as idades em todo o mundo. Diante desse cenário, técnicas simples, mas eficazes, como a respiração consciente, emergem como métodos acessíveis e eficientes para ajudar a aliviar o estresse diário.

Regina Pocay, terapeuta integrativa e especialista em bem-estar, afirma que a respiração consciente pode ser uma ferramenta poderosa para gerenciar esses sentimentos persistentes e promover uma saúde mental mais robusta.

Respiração consciente: o que é e benefícios

Segundo a profissional, a respiração consciente se trata de mais do que um mero exercício respiratório.

“Esta é uma prática que ajuda a centrar a mente, regular emoções negativas e fortalecer a conexão corpo-mente. Ao praticar regularmente, indivíduos de todas as idades podem experimentar uma redução significativa nos sintomas de ansiedade e um aumento geral no seu bem-estar.”

Continua após a publicidade

Como explica Regina, a prática destas técnicas, que podem ser facilmente integradas na rotina diária, ajuda as pessoas a retomarem o controle sobre suas vidas emocionais. “É essencial incluir a respiração consciente em nossa rotina diária como forma de ‘redefinir’ nossa resposta emocional, especialmente em um mundo que exige constante adaptação e resiliência”, acrescenta.

Como fazer?

Para aqueles que buscam apostar a praticar, Regina sugere começar com apenas cinco minutos por dia, focando na respiração lenta e profunda.

“Este simples ato pode diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial, levando a um estado de calma e permitindo que o praticante enfrente melhor as demandas do dia a dia”, finaliza.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.