Continua após publicidade

Pessoas tóxicas no trabalho: como lidar com essa situação?

Psicóloga indica algumas orientações para pessoas que passam por dificuldades com colegas de trabalho no ambiente corporativo. Confira!

Por Ana Paula Ferreira
2 fev 2024, 10h00

Ter uma boa convivência com outras pessoas no ambiente de trabalho é essencial. Contudo, apesar de todos os esforços para se darem bem, muitas vezes existem aquelas que deixam o ambiente pesado, com atitudes desagradáveis, gerando agressão verbal e, em alguns casos, até mesmo física. Mas, afinal, o que é o famoso funcionário tóxico?

Segundo a psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul, Célia Regina da Silva Rocha, uma pessoa tóxica no ambiente de trabalho sente prazer em dificultar e estragar o dia dos demais colegas, tendo uma grande capacidade de manipular os outros e causar emoções e situações nocivas. “Geralmente, esse tipo de colaborador dramatiza situações para se sobressair em relação às outras”, ela aponta.

Além disso, funcionários tóxicos podem fazer elogios que não são verdadeiros, tendem a criar problemas com questões pessoais, disseminam negatividade e desconfiança por meio de mágoa, medo e raiva entre os colegas. Em geral, eles também não assumem as próprias responsabilidades, transferem a culpa de seus erros aos demais colegas e não têm empatia pelos problemas alheios.

“Podem ser inconvenientes na forma como se dirigem aos parceiros de trabalho, humilhando-os, utilizando sarcasmo, apontando os erros e repreendendo-os na presença dos demais colegas e ou clientes, sem se preocuparem com as consequências de suas atitudes. Não se mostram felizes com o sucesso e destaque dos demais, sentindo-se preterido e prejudicado”, explica a profissional.

Continua após a publicidade

Efeitos das relações tóxicas no trabalho

Nesse sentido, há um estudo populacional conduzido por pesquisadores da University of South Australia que revelou que enfrentar um ambiente de trabalho tóxico aumenta o risco de depressão em 300%. Os dados indicam que os funcionários de organizações que não priorizam a saúde mental de seus colegas têm um risco três vezes maior de desenvolver depressão do que outros trabalhadores.

“Normalmente dentro do ambiente de trabalho é esperado que haja um clima e relações saudáveis entre as pessoas. No entanto, isso nem sempre acontece por conta dos indivíduos tóxicos. A forma como essas pessoas agem favorece o clima desfavorável, sobrecarregando as relações interpessoais, permeado pela insegurança e medo, gerando ansiedade, estresse e depressão”, destaca a professora de Psicologia.

Rocha ressalta que esses funcionários não são denunciados no trabalho por medo de represálias, principalmente quando os agressores ocupam cargos mais elevados. “Buscamos em um ambiente corporativo relacionamento e convívios saudáveis, estabelecendo uma relação de confiança, autonomia e respeito. Mas, infelizmente pode acontecer de entrarmos numa relação com uma pessoa tóxica sem percebermos.”

Continua após a publicidade

Mesmo assim, Célia considera pertinente lembrar que nem sempre uma pessoa difícil em ambiente de trabalho significa que essa pessoa é tóxica. Por isso, é importante se atentar aos sinais demonstrados pelo colega.

Dicas para o ambiente profissional

Com isso, a especialista salienta que é importante os funcionários estarem atentos aos seus sentimentos diante dessas pessoas, das situações vivenciadas e enfrentadas no seu cotidiano profissional de como o comportamento do agressor pode afetá-lo. “Isso poderá auxiliar na interação com esse tipo de colega, na medida em que você diferencia as pessoas difíceis das pessoas tóxicas e, principalmente conheça a si mesmo e estabeleça os seus próprios limites”, finaliza.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.