Continua após publicidade

Os benefícios do óleo de eucalipto para o cabelo

Ele é um estimulante natural que ajuda no crescimento dos fios e combate inflamações

Por Marcela De Mingo
7 abr 2022, 08h00
óleo de eucalipto
 (Prostock-Studio / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade

Você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios do uso dos óleos naturais nos cabelos – o óleo de coco talvez seja o mais famoso. Mas e o óleo de eucalipto? Quais os seus benefícios para os fios, se é que eles existem? 

PROPRIEDADES DO ÓLEO DE EUCALIPTO

O óleo de Eucalipto é um óleo essencial calmante, ele é indicado principalmente para tratamentos de caspa/dermatite seborreica, e ajuda a potencializar o crescimento de novos fios”, explica Bruna Nunes, hairstylist do Jacques Janine Jardins. 

Não só isso, mas também é muito indicado na aromaterapia por suas propriedades expectorantes e descongestionantes – se você viu no TikTok ou no Instagram imagens belíssimas de ramos de eucalipto seco no chuveiro das pessoas, é por esse motivo: em contato com o vapor da água quente, ajuda a liberar as vias nasais. 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE EUCALIPTO PARA O CABELO?

“Ele é um bactericida, melhorando a microbiota”, explica a dermatologista Dra. Maria Paula Del Nero

O óleo também tem função anti-fúngica, anti-inflamatória e estimulante – por isso, está presente em uma série de protocolos de terapia capilar. No couro cabeludo, ele é energizante, atuando como um vasodilatador, melhorando a oxigenação da região e, como consequência, a irrigação dos fios, o que acaba auxiliando no crescimento saudável dos fios e no controle da caspa.

Continua após a publicidade

COMO USAR O ÓLEO DE EUCALIPTO NO CABELO?

Antes de mais nada, um aviso importante: não é recomendado o uso do óleo puro no couro cabeludo.

“Ele precisa de um óleo vegetal condutor como o óleo de semente de uva, óleo de Marula e até mesmo o óleo de Argan”, indica Bruna. Para cada pump de óleo vegetal, adicione 1 a 2 gotas do óleo essencial antes de misturar e aplicar diretamente nas raízes.

E vale atenção também aos sinais de alerta: em caso de irritação (principalmente quando aplicado em excesso ou sem diluição) ou alergia é melhor suspender o uso. Na dúvida, busque sempre a orientação de um médico dermatologista ou de um terapeuta capilar para entender a melhor maneira de cuidar dos seus fios. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.