Método Kur: passei 7 dias no spa mais premiado das Américas
Fomos experimentar o programa de emagrecimento do renomado Kurotel, em Gramado (RS)
Localizado no Sul do país e fundado em 1982, o Kurotel (detentor do “Método Kur”) é frequentemente indicado ao Prêmio de Melhor Spa Médico do Mundo pela World Spa Award, instituição referência no segmento.
O “Kur“, como é carinhosamente conhecido, já detém dezenas de prêmio renomados no mundo todo. É membro do Healing Hotels of the World; premiado como o “Melhor Centro Médico das Américas” pelo World Luxury Spa Awards e foi eleito, pelo Seven Stars Award, como o melhor SPA das Américas, prêmio este recebido pela segunda vez em menos de uma década.
Além disso, por cinco anos consecutivos, ganhou o prêmio de “Melhor Destino de Wellness do Brasil e América Latina” também pelo World Luxury Spa Award, um dos mais referenciados prêmios do setor, que homenageia e prestigia Spas de excelência ao redor do mundo.
E é também creditado pela Wellness for Cancer como um dos mais completos centros de tratamento pós-câncer na área de Spas — isso porque o centro é mais do que apenas um spa para emagrecimento.
“Melhor saúde, mais vida” é a missão do Kurotel, que atua sempre trazendo novidades em tratamentos para diferentes objetivos dos clientes — emagrecimento, relax, detox, melhora da imunidade, fortalecimento pós-covid, etc.
Fui passar 1 semana no hotel experimentando o Método Kur.
HISTÓRIA DE BEM-ESTAR
Fundado pelo casal Dr. Luís Carlos e Neusa Silveira na década de 70, o local se transformou em um dos mais renomados endereços do mundo para quem busca saúde, qualidade de vida, longevidade e bem-estar — dr. Luís Carlos Silveira conquistou o prêmio Lide Saúde pelo reconhecimento ao seu pioneirismo em medicina preventiva no Brasil.
O Método une pilares fundamentais para que os clientes consigam atingir seus objetivos de saúde, juntando o melhor da tecnologia com uma abordagem humanizada. “Nossos tratamentos personalizados ministrados por uma equipe própria, altamente qualificada e apaixonada, são focados no indivíduo. Agradecemos a todos os que confiam no Kur como seu destino para cuidados de saúde e bem-estar”, complementa Dra. Mariela Silveira, Diretora Médica do Kurotel e segunda geração do spa médico.
MINHA SEMANA NO MÉTODO KUR
Ao longo dos meus sete dias do hotel, eu passei não apenas por tratamentos como massagens e por nutricionista, mas também por psicólogo, personal trainer, médico, fisioterapeuta e exames super tecnológicos de imagem. Tudo com o objetivo de ter mais saúde e bem estar — aplicados não apenas na hotel mas também para levar para a vida.
Triagem com enfermagem
O primeiro passo é uma consulta com a enfermeira Natália Gomes Ribeiro. O objetivo é não apenas medir pressão e registrar peso e medidas mas também saber por quais médicos você deverá passar, dependendo de suas condições de saúde.
Uma vez determinado isso, as profissionais do hotel trabalhar para fazer um cronograma moldado para suas necessidades. Nele, além de aproveitar as dependências do hotel, você vai ter horários de consultas, exames e tratamentos e também algumas atividades sugeridas para promover bem-estar, incluindo aulas fitness, caminhadas e trilhas pela região, aulas de culinária e apresentações musicais de noite, que ocorrem nas salas do hotel e incluíram, durante minha estadia, um cântico italiano, apresentação de piano, músicas clássicas e mais.
Consulta com psicólogo
Um SPA médico focado em saúde não pode tratar apenas da saúde física e o Método Kur entende isso.
É claro que um acompanhamento psicológico não é eficaz quando feito apenas uma vez, mas o objetivo dessa consulta é entender quais são suas metas com o programa e o que está te impedindo de alcançá-los.
No meu caso, por exemplo, o Dr. Francisco da Costa me deu dicas para regular meus horários. Um grande problema que eu tenho é com o movimento intestinal e minha falta de rotina afeta isso, como ele me explicou. “O corpo funciona através de hormônios e os hormônios são liberados por sinais que o corpo recebe. Assim como acontece com seu sono, o ritmo circadiano influencia também os mensageiros que vão para seu intestino. Você ter horários claros para acordar, dormir e comer deixa seu sistema digestório mais regulado”.
Consulta médica
Dra. Daniele dos Santos me atendeu e, de cara, já procurou entender quais eram minhas queixas de saúde. A constipação, como ela me explicou, é multifatorial: tem a ver com alimentação, sim, mas também com estresse, estilo de vida e até mesmo genética.
Junto à análise da médica, também é feito um exame de imagem completo, em que uma máquina de ponta (e mais eficaz que a de bioimpedância) me mostrou exatamente a composição corporal (porcentagem de gordura X de massa magra) de cada uma das áreas do meu corpo.
A partir daí, conseguimos criar planos para possivelmente mudar essa composição, manter, ou apenas otimizar.
Consulta com fisioterapeuta
Mais uma vez, meu intestino preguiçoso entrou em pauta. O fisioterapeuta dr. Alex de Souza inclusive massageou minhas vértebras uma a uma antes que eu abrisse qualquer queixa e certamente: a quarta vértebra, onde senti dor quando ele tocou, é justamente uma que manda neurotransmissores para o intestino — e a dor mostra que essa área do meu corpo está inflamada.
“Algumas pessoas têm o intestino mais preguiçoso geneticamente, mas algumas massagens, como faz a osteopatia, ajudam a movimentar o órgão”, me indicou.
Consulta com nutricionista
A nutrição é levada extremamente à sério no Método Kur, isso porque a Alimentação é um dos pilares mais importantes (a gente te conta mais sobre ela abaixo).
Na consulta com a nutricionista Michelle Mileto Troitinho, ela vai adequar o cardápio do Kurotel para atender suas necessidades, além de te entregar um plano alimentar, para você seguir mesmo quando sair do hotel.
A ideia aqui é não apenas minimizar condições médicas já existentes mas também evitar problemas futuros. Como coloca a dra. Mariela Silveira, que também é nutróloga: “a medicina ocidental é bastante focada em apenas tratar quando um problema surge e não em evitar que ele ao menos apareça. O Método Kur foca na ‘medicina do estilo de vida’, que visa aplicar uma alimentação e rotinas saudáveis no seu dia a dia, diminuindo drasticamente os riscos de doenças.”
Orientação personalizada de Educação Física
Luciano Sanseverino, professor de educação física, é quem coordena essa área e procura entender o objetivo e limitações de cada um dos hóspedes. Além da sala de musculação com orientação dos profissionais, os participantes do Método Kur também são convidados a participar de atividades como aulas de dança, de yoga, de natação e muito mais.
Ou seja, se você está preocupado em tirar uma semana longe da academia para aproveitar o Kurotel, não tema: o espaço conta com equipamentos de última geração, aulas direcionadas e profissionais qualificados para te manter na vida ativa — outro pilar do Método.
Circuito das águas
Um dos tratamentos mundialmente conhecidos do Método Kur é o Circuito das Águas.
“É cientificamente comprovado o benefício da água para o corpo, tanto internamente, ingerindo mais líquidos, como externamente, recebendo ciclos de água em seu corpo que contribuem para a vasodilatação e para a circulação do sangue e, consequentemente, do oxigênio”, explica Dra. Mariela.
No Circuito das Águas, você passa por 5 propostas com o líquido: o primeiro é uma piscina, na qual você passa alguns minutos e é instruído a caminhar contra uma corrente (estimulando o circulação das pernas), passar por baixo de um jato d’água (estimulando a circulação nos ombros e cervical) e sentar de costas para um jato (estimulando a circulação na área lombar).
Depois, um banho de banheira com sais hidratantes, seguido por exposição ao gelo, outro banho com argila preta e, então, um banho de ducha com água termal.
A sensação de bem-estar depois te deixa com a cabeça muito mais leve — e a pele radiante.
Outros tratamentos
Os tratamentos de SPA são definidos de pessoa para pessoa, assim como o resto do programa mas, em minha estadia, eu pude desfrutar de 3 massagens, uma mediação guiada para ensinar a induzir meu sono (algo contra o qual brigo bastante) e uma drenagem linfática — e quem não adora ser mimada de vez em quanto?
Alimentação no Método Kur
Se você já procura ter um estilo de vida saudável e equilibrado, com bastante espaço para lazer e atividades físicas, Talvez o que você vá sentir de mais diferente em comparação com sua rotina é a alimentação.
O foco é em porções menores mas certeiras, com todos os grupos nutricionais — fibras, proteínas, carboidratos e gorduras boas — em cada refeição e com menos sal — os temperos e ervas, que ficam à vontade do hóspede, fazem o lugar do sal.
As comidas são deliciosas e todas as refeições têm 3 pratos: entrada, principal e sobremesa — essa última bem leve e sem açúcar.
No começo, eu estranhei o tamanho das porções, que são menores do que as com as quais estou acostumada. Logo no primeiro dia, achei que iria sentir fome mesmo após comer mas logo vi que, na verdade, as porções são ideais para mim. O que acontece, na verdade ,é que na “vida real” eu tendo a exagerar nas porções não por fome, mas por costume.
Depois de passar pelo Método eu aprendi a respeitar melhor meu corpo, os sinais que ele me dá e meus horários — meu intestino ainda não regulou 100% mas, com o plano alimentar e suplementação que me foi passada pelos profissionais, eu já vi uma grande diferença (diferença essa que só vai chegar no seu máximo depois de cerca de 2 meses, tempo para minha microbiota se renovar, como me passaram os médicos).
Mais do que um plano para emagrecer, o Método Kur me mostrou um novo estilo de vida focado em bem-estar, e que é, sim, possível dar atenção para nós mesmas sem fazer mudanças drásticas de rotina. Agora é só colocar em prática na “vida real” — e até agora, estou conseguindo!