Por que a minha menstruação está mais curta?
Acredite, é normal a menstruação ficar mais curta com o passar do tempo, mas damos outros motivos para isso acontecer aqui!
Depois de um período de muito estresse, você percebe que a sua menstruação durou bem menos. O mesmo acontece logo depois de engravidar ou quando você começa a tomar um anticoncepcional hormonal. Sim, existem muitos motivos que podem deixar a menstruação mais curta, e vamos investigar os principais nos parágrafos abaixo.
QUANTO TEMPO DURA A MENSTRUAÇÃO?
De acordo com a Dra. Érika Kawano, ginecologista e obstetra da Clínica Mantelli, o intervalo normal entre as menstruações deve ser de 24 a 38 dias – tudo depende do organismo da mulher. Falando especificamente sobre os dias de sangramento, esse período também pode variar, mas o mais natural é que dure entre 3 a 8 dias, e o volume de sangramento fique entre 5 a 80 ml.
Para a médica, algumas das principais motivações por trás das alterações no ciclo menstrual são: gravidez, estresse, alteração de peso, alterações tireoidianas, aumento da prolactina (o hormônio conectado à produção de leite pelas mamas), síndrome dos ovários policísticos, exercícios físicos muito intensos e, por fim, dietas radicais.
“A duração da menstruação deve ser um sinal para procurar ajuda médica quando perdura por, pelo menos, 3 ciclos, conta com escapes muito frequentes no meio do ciclo, cólicas intensas e sintomas de alterações hormonais, principalmente com mal-estar importante”, explica.
5 CAUSAS COMUNS DE MENSTRUAÇÃO MAIS CURTA
1Estresse
Principalmente quando ocorre por longos períodos, a ponto de se tornar uma questão crônica, o estresse pode gerar uma série de efeitos no corpo. Essa condição emocional pode interferir na produção hormonal do organismo, por exemplo, causando menstruações mais curtas.
Idade
Conforme a mulher envelhece, é natural que as suas menstruações se tornem mais curtas, tanto em tempo de ciclo quanto em dias de sangramento. Isso fica bastante notável especificamente após os 40 anos e ainda mais conforme a menopausa fica mais próxima.
3Mudança no peso
Perder e ganhar peso em excesso e de forma muito rápida pode também interferir com a menstruação, gerando ciclos mais curtos.
Exercícios físicos
Atletas de alta performance costumam lidar bastante com alterações no ciclo menstrual, justamente porque a intensidade dos exercícios pode interferir na produção hormonal e causar menstruações mais curtas.
5Amamentação
Durante a gravidez, a menstruação para completamente. Mas, quando a mulher está na fase de amamentação, isso não necessariamente acontece. A primeira menstruação deve acontecer até 6 semanas após o parto, mas o aleitamento materno também pode interferir com os hormônios femininos, encurtando, atrasando e desregulando os ciclos menstruais.
QUANDO TRATAR A MENSTRUAÇÃO MAIS CURTA?
Como dito anteriormente, a menstruação pode ficar mais curta por muitos motivos, mas é preciso procurar um médico quando esse encurtamento apresentar algumas características específicas:
“O encurtamento do ciclo menstrual sempre deve ser avaliado pelo ginecologista quando se der de maneira recorrente e com intervalo menor que 24 dias, ou seja, um ciclo que sempre foi de 28 dias passa a ser de 18, 20 dias”, explica o ginecologista Dr. Leonardo Valladão. “Ou caso o encurtamento seja acompanhado de sintomas como dor pélvica ou corrimento vaginal.”
Ciclos totalmente irregulares devem também ser investigados (por exemplo: 18 dias esse mês; 40 dias no próximo). Quanto à quantidade de fluxo menstrual, deve ser realizada avaliação pelo ginecologista quando ocorrer amenorreia, ou seja, quando a menstruação parar de descer, até para afastar a hipótese de gestação.
O tratamento vai depender muito da causa do encurtamento. Geralmente, quando não há complicações associadas (como alterações na tireoide ou sinéquias pós-cirúrgicas), não é necessário um tratamento específico, já que essas modificações não traduzem uma doença.
“Principalmente para meninas com idade próxima da menacme (a primeira menstruação da vida) ou que estejam incomodadas com o encurtamento do intervalo entre as menstruações, o ciclo pode ser regulado com uso de contraceptivo oral desde que não haja contraindicações para o uso de anticoncepcional”, continua.