Continua após publicidade

Medo de avião? Este exercício de respiração pode ajudar

Atentar para a respiração ajuda a acalmar e mudar o foco dos pensamentos, tranquilizando o passageiro com medo de avião

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 31 dez 2021, 13h34 - Publicado em 22 dez 2021, 08h00

Viajar de avião é uma experiência para muita gente – principalmente se é a sua primeira vez! No entanto, também é muito comum a altura, o tempo e até o nível de conforto dentro da aeronave gerarem medo nos passageiros. Se esse é o seu caso, muita calma nessa hora! Nós podemos ajudar. 

Medo de avião: o que fazer? 

Parece óbvio quando você sente medo de avião, certo? Ainda assim, muitas vezes esses sintomas passam despercebido, por isso, o primeiro passo para lidar com um medo é reconhecer que ele está acontecendo. Alguns sinais indicativos, segundo a professora de yoga e educadora emocional Carol Rache, são a ansiedade, a transpiração e o pensamento acelerado. Coloque nesse mix também o coração disparado e o famoso “frio na barriga” e, pronto, você definitivamente está com medo. 

“As experiências de descanso podem ser muitas vezes contaminadas por momentos de stress emocional intenso quando o viajante passa pela experiência do medo tanto no início quanto no final da viagem”, conta ela. 

Até aí, tudo bem. Mas o que fazer com esse medo? Entram aí os exercícios de respiração que, de acordo com Carol, são uma ótima pedida para momentos como esse, em que você vai viajar de avião e percebe o medo tomando conta. A ideia é relaxar e tirar o foco da sensação de medo para acalmar o passageiro. 

O exercício, em si, é bastante simples. “A respiração relaxante consiste numa exalação mais lenta que a inalação. Por isso, a recomendação é inspirar em 4 tempos e exalar em 8 tempos”. 

Continua após a publicidade

Ou seja, basicamente você conta mentalmente 4 segundos enquanto inspira e 8 segundos enquanto expira. “Esse ciclo deve ser repetido pelo menos 10 vezes, mas você pode fazer mais repetições, se preferir”, aconselha a professora. 

Mas não só de respirações relaxantes vive uma viagem de avião tranquila. Carol ainda dá outras dicas que podem ajudar a distrair e relaxar, tornando esse momento mais prazeroso: 

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.