De acordo com dados da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), aproximadamente 30% da população sofre com o odor desagradável na boca. O mau hálito é um desconforto que, além de impactar negativamente a autoestima, pode prejudicar a vida social do indivíduo afetado, afinal, ele pode passar a evitar interações com os outros por conta do constrangimento.
Apesar de ser inofensivo, o mau cheiro na boca pode ser um indicativo de alguma doença mais grave, como problemas gastrointestinais, renais, diabetes descompensada, úlcera e hipoglicemia. Por isso, ao notar a sua presença, a recomendação é procurar um profissional para investigar o que pode estar acontecendo com o seu corpo.
O Dr. Fábio Azevedo, cirurgião-dentista e consultor científico do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da S.I.N Implant System, explica que esse incômodo pode ser causado por múltiplos fatores, porém, na maior parte das vezes, vem mesmo da boca.
“Geralmente, a halitose é originada de doenças bucais, como cáries, inflamações gengivais ou pode ser decorrente de desidratação ou da saburra lingual, que é aquela placa branca que se deposita sobre a língua quando a higienização não é bem feita”, afirma.
Portanto, o forte odor surge, principalmente, quando a placa bacteriana começa a fermentar na região dos tecidos adjacentes aos dentes e língua, o que acontece devido ao acúmulo de restos de comida e à descamação de células epiteliais na região.
Veja quatro dicas para manter o seu hálito sempre fresco:
Mantenha uma higiene bucal adequada
Quando você não higieniza os dentes adequadamente, restos de alimentos permanecem na cavidade oral e acabam provocando o mau hálito.
O ideal é sempre escovar os dentes após todas as refeições. “Usar a própria escova ou um limpador para higienizar a língua são atitudes fundamentais para prevenir qualquer problema de saúde bucal”, acrescenta o especialista.
2Pare de fumar
Além de comprometer a absorção de nutrientes essenciais e aumentar as chances de desenvolvimento do câncer, o tabagismo é um hábito que prejudica a saúde da boca. Isso porque resseca a cavidade bucal e diminui o fluxo salivar.
“A saliva tem um papel importante na higienização natural da boca. Ela ajuda a remover restos de alimentos e diminui a proliferação de microrganismos“, esclarece o Dr. Azevedo.
Tenha uma alimentação saudável
Para prevenir a halitose e as cáries, é preciso evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar, ultraprocessados e pegajosos, que ficam presos nos dentes.
“O jejum também diminui a produção de saliva e causa mau hálito, portanto, é recomendado não passar mais do que quatro horas sem comer”, recomenda.
4Procure um dentista
Manter visitas regulares ao dentista é importante para lidar com o mau cheiro na boca. “O profissional consegue identificar e tratar o que está originando o mau hálito. Além disso, também realiza uma limpeza de tártaro sempre que houver necessidade, o que contribui para afastar o problema”, finaliza o Dr. Azevedo.