Continua após publicidade

Maratonar séries pode prejudicar a circulação sanguínea

Especialista explica como o hábito pode trazer malefícios à saúde

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 7 mar 2024, 18h34 - Publicado em 23 set 2022, 15h45
Mulher assistindo à televisão sentada no sofá
 (Andres Ayrton/Pexels)
Continua após publicidade

Se você gosta de curtir o seu fim de semana na frente da televisão maratonando séries e filmes, saiba que esse é um hábito que pode afetar negativa a sua saúde.

Quando passamos muitas horas sentados, ou seja, com as pernas para baixo, o sangue pode ficar parado e diminuir a circulação, segundo o angiologista Thiago Rocha.

“Para quem já tem problemas de circulação, este hábito irá inflamar as pernas, piorando os sintomas, como dores e o aparecimento de varizes”, destaca o médico.

Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular (SBACV) mostram que 70% da população brasileira possui algum grau de varizes, veias que não conseguem cumprir adequadamente a função de conduzir o sangue de volta ao coração.

Se o indivíduo é afetado com as varizes é recomendado que ele movimente as pernas quando pretende ficar muitas horas com os membros inferiores para baixo enquanto assiste à televisão ou mexe no computador, por exemplo.

Continua após a publicidade

“Manter-se em descanso é um hábito saudável, porém, o sedentarismo é um fator que piora a circulação. Isso ocorre porque os músculos são o “coração da perna”, logo, ficar assistindo séries durante muito tempo irá estimular menos a musculatura, causando maiores problemas de circulação”, explica o médico especialista em cirurgia vascular.

Em relação à alimentação, é essencial evitar o consumo de alimentos industrializados e embutidos, como biscoitos, pois eles possuem muito sal e substâncias inflamatórias. Uma alternativa de lanche saudável é a pipoca natural. Já no lugar do refrigerante e do milk-shake, o recomendado é ingerir água e sucos naturais.

O Dr. Rocha dá dicas para quem gosta de assistir à filmes e séries deitado. “Pode parecer simples, mas o fato da perna estar para o alto ajuda no retorno do sangue ao coração, auxiliando a circulação sanguínea. Isso é melhor do que ficar horas sentado com a perna para baixo, possibilitando que o sangue fique parado”, diz.

De acordo com ele, não existe uma regra quando nos referimos ao tempo que podemos ficar em uma mesma posição sem sermos prejudicados.

Continua após a publicidade

“Não existe uma regra para isso, mas a cada duas horas sentado com as pernas para baixo, aumenta-se o risco de piorar a circulação. Recomenda-se intercalar com a caminhada nesse período ou elevar as pernas durante três minutos”, esclarece o médico.

Há um exercício indicado pelo angiologista que pode ser feito a fim de evitar prejuízos à saúde quando mantemos o corpo por muito tempo em uma posição. “Recomenda-se levantarmos o peito do pé para cima e para baixo, o que bombeia o sangue da panturrilha e auxilia na circulação da perna.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.