Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Maratonar séries está fazendo mal para a sua saúde

Todo mundo ama uma boa série, mas passar tanto tempo na mesma posição pode trazer sérios problemas de circulação

Por Marcela De Mingo
18 out 2022, 10h00 • Atualizado em 21 out 2024, 16h33
maratonar séries faz mal a saúde
 (cottonbro / Pexels/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Você chega em casa do trabalho e a primeira coisa que faz depois de jantar é ligar a sua série do momento e assistir quantos episódios puder até a hora de dormir. Os finais de semana, às vezes, são reservados para assistir à temporada completa daquela série que acabou de ser lançada – e a cada momento que você pode decide assistir “só mais um episódio”.  Maratonar séries virou um hábito comum da vida moderna, mas sabia que ele pode estar fazendo muito mal para a sua saúde? Pois é. 

    POR QUE MARATONAR SÉRIES FAZ MAL? 

    Talvez você já saiba a resposta, mas vamos deixá-la clara por aqui também: porque passamos tempo demais sentados em uma mesma posição. 

    “Quando passamos muitas horas sentados sem mover as pernas, o sangue drena muito mal em direção ao coração, as pernas não bombeiam o sangue e isso causa uma inflamação, especialmente para quem tem tendência a ter varizes”, explica o angiologista Thiago Rocha. “Quando a posição é deitada, outros problemas de coluna e de postura podem acontecer, mas as varizes ficam menos alteradas quando estamos deitados, pois há menos pressão nas veias da perna.”

    Ou seja, se você quer evitar as varizes, a longo prazo, é importante entender que, seja para ver séries, seja para trabalhar, passar tempo demais sentado no sofá pode ferir esse objetivo. 

    “Pessoas que são muito sedentárias e passam muitas horas sentadas costumam ter os pés azuis (quem tem genética para isso), pois ficam muitas horas com as pernas para baixo, causando o surgimento de novas varizes“, explica o médico. “O sedentarismo associado pode bombear pouco o sangue, desenvolvendo cada vez mais as veias que tem nas pernas e aumentando a inflamação e a dor, o que, a longo prazo, pode causar feridas, as úlceras venosas, manchas nas pernas que são causadas pela insuficiência venosa crônica.”

    Continua após a publicidade

    COMO EVITAR VARIZES E OUTROS PROBLEMAS NAS PERNAS? 

    Tudo isso não significa que você deve desistir de maratonar a sua série preferida. Porém, talvez sejam necessários alguns ajustes à maneira como você tem lidado com essas maratonas. 

    De acordo com o médico, o ideal é, entre um episódio e outro, levantar e fazer uma pequena caminhada (que seja até o banheiro!) e movimentar as pernas. Você pode também buscar fazer alguma atividade durante o período em que assiste às séries, evitando deixar passar muitas horas seguidas na mesma posição. Já viu alguém na esteira assistindo um novo episódio? Então! 

    Outra sugestão do angiologista é colocar os pés para o alto por três minutos, para colaborar com a circulação e fazer o sangue retornar ao coração adequadamente. 

    Continua após a publicidade

    “Mas o mais importante é se lembrar de interromper a série por um período e ir até o banheiro, até a cozinha, dar uma volta pela casa para movimentar o sangue e desinflamar a perna”, diz. 

    Não existe uma regra sobre a quantidade de tempo que uma pessoa pode ficar na mesma posição. Mas os médicos indicam que a cada duas horas com as pernas para baixo aumenta o risco de piorar a circulação

    Outro ponto é ficar atento ao que você come enquanto maratona séries. Uma coisa é transformar essa maratona em um evento pontual, com alimentos que você gosta (como uma pizza). Outro completamente diferente é aliar sempre um episódio de série com alimentos industrializados, embutidos ou com alto teor de açúcar

    Continua após a publicidade

    “Eles têm muito sal e substâncias inflamatórias em sua composição. A pipoca natural é uma opção saudável. Você também pode ingerir água e sucos naturais, evitando o refrigerante e milk-shakes, por exemplo”, explica o especialista.  

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.