Continua após publicidade

Listar tarefas pendentes a noite ajuda a dormir mais rápido, aponta estudo

De acordo com a pesquisa, listar as tarefas pendentes pode contribuir para minimizar as preocupações para ter uma boa noite de sono

Por Ana Paula Ferreira
3 set 2023, 10h00

Se você é uma daquelas pessoas que perdem o sono só de pensar em tudo o que tem para resolver no dia seguinte, saiba que um estudo descobriu que listar tarefas pendentes antes de ir para a cama pode ser a solução para conseguir dormir mais rápido.

De acordo com a pesquisa, descarregar suas preocupações com a ajuda de um papel e uma caneta contribui para uma noite melhor de sono. Entenda!

Benefícios de listar tarefas pendentes

Que atire a primeira pedra quem nunca acordou de manhã querendo ter horas a mais de sono após uma noite mal dormida por ficar pensando nas pendências que teria no dia seguinte.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Experimental Psychology, revisar sua lista de tarefas pode realmente ter influência em sua noite de sono. O truque é anotar tudo.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da Baylor University, no Texas, Estados Unidos, pediram a 57 pessoas que completassem uma tarefa de redação por cinco minutos antes de dormir. Enquanto alguns escreveram uma lista de coisas que precisavam fazer nos próximos dias, outros registraram em um diário as atividades que já haviam concluído.

Acontece que aqueles que escreveram sobre tarefas futuras dormiram significativamente mais rápido do que os que apenas listaram as coisas que já tinham feito. Além disso, quanto mais específicas as informações eram descritas no diário, mais rápido as pessoas adormeciam.

Continua após a publicidade

Por que isso aconteceu?

De acordo com o autor do estudo e professor assistente da Baylor University, Michael K. Scullin, “uma das maiores barreiras para as pessoas adormecerem é que temos pensamentos circulando em nossas cabeças quando apagamos as luzes“.

“Esses processos de pensamento funcionam em oposição ao relaxamento e ao adormecimento”, explicou ele.

Há, ainda, outra pesquisa feita há algumas décadas que descobriu que escrever ou “descarregar” seus pensamentos pode aliviar a preocupação e a ansiedade.

“Instintivamente, você pode pensar que escrever tudo o que não realizou faria com que você se preocupasse mais com as tarefas inacabadas, em vez de escrever sobre tudo o que realizou, o que deveria ser um ‘tapinha nas costas'”, disse Scullin.

Continua após a publicidade

Porém, escrever sobre o que causa nossas preocupações e ter tudo organizado em um só lugar para poder concluí-las no dia seguinte pode ajudar a relaxar, tranquilizar a mente e facilitar o sono.

E, enquanto Scullin diz que algumas pesquisas feitas em ambientes clínicos (pessoas com transtornos de ansiedade, por exemplo) mostraram resultados de escrita por 15 minutos, seu estudo descobriu que apenas cinco minutos funcionaram também.

“Gosto da ideia de cinco minutos porque é o suficiente para escrever uma lista completa de tarefas sem ficar ‘obcecado’, conclui o profissional.

Diários para listar tarefas

Diário Espiral Com Cadeado

.

Diário de capa dura revestida, com 80 folhas sem pauta, ideal para qualquer registro, seja escrito, desenho/pintura ou colagem. Fechamento com cadeado contendo duas chaves.

Continua após a publicidade

Diário com senha

.

Diário com senha para bloqueio e 100 folhas de papel de impressão offset de cor creme.

Planner em bloco

.

Planner em bloco para anotar atividades do dia a dia. Vem com espaço para marcação de data, dia da semana e fase da lua, organização do dia em horas, lista de checagem, pontado para notas e controle saúde com copos de água.

Planner diário

.

Planner diário não-datado, com 365 Citações e capa dura. Espaço para escrever uma carta para você mesmo ler daqui 12 meses. Veja a sua saúde financeira, use sua visão mensal para enxergar os compromissos, prazos, boletos, aniversários e eventos importantes.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.