Gengiva sangrando durante escovação é normal? Saiba como evitar
Percebeu que sua gengiva sangrou durante a escovação dos dentes? Dentista revela as principais causas disso
Você escovou os dentes, sentiu um desconforto e, na hora de enxaguar a boca, percebeu que sua gengiva estava sangrando? Apesar de ser comum, essa alteração não é normal e, quando acontece com frequência, deve ser avaliada por um profissional, de acordo com o Dr. Samuel Aguiar, cirurgião-dentista e embaixador da S.I.N Implant System.
O que pode causar sangramento na gengiva?
Samuel lista as principais causas de sangramento na gengiva:
- Falta de rotina de higiene oral;
- Uso de medicações como anticoagulantes;
- Gengivite, inflamação causada pelo acúmulo de placa bacteriana;
- Diabetes descompensado;
- Aplicar muita força durante a escovação;
- Passar o fio dental de forma errada;
- Doenças cardíacas.
“Nos casos em que o sangramento ocorre em função de uma gengivite, existe inclusive o risco da doença avançar para as estruturas de suporte dentários (ossos e ligamentos), causando uma periodontite, que é uma infecção bacteriana”, alerta.
Como evitar sangramentos na gengiva?
Para manter a gengiva saudável e livre de sangramentos, os cuidados mais importantes são: consultar um dentista de seis em seis meses, para que sejam realizados procedimentos de profilaxia e avaliações periódicas, facilitando o diagnóstico e o tratamento precoce de doenças bucais, e ter uma rotina adequada de higiene.
A escovação correta dos dentes contribui para a remoção de placa bacteriana e resíduos de alimentos que ficam nos dentes e podem provocar irritação na gengiva e problemas como a gengivite.
“É importante ter consciência sobre a escovação, movendo a escova com delicadeza e não de forma agressiva. Uma escovação com forte pressão ou feita com uma escova de dentes desgastada pode provocar pequenas lesões na gengiva e levar a sangramentos”, fala o dentista. “Por isso, é recomendável substituir a escova de dentes a cada três meses”, completa.
Durante a higiene bucal, muitas pessoas esquecem da língua, que, assim como os dentes e a gengiva, também deve ser limpa, para prevenir mau hálito e outras condições.
Samuel recomenda utilizar aqueles limpadores de língua específicos que encontramos nas farmácias, já que as escovas comuns são menos eficazes para combater a saburra lingual.