A influenciadora Flavia Pavanelli, de 24 anos, foi diagnosticada com pielonefrite na última quinta-feira, 26 de janeiro. Por causa do problema, que consiste em uma infecção nos rins, ela teve que permanecer internada em um hospital em São Paulo.
No domingo (29), Flavia publicou uma série de imagens no Instagram nas quais aparece em uma maca da unidade de saúde e aproveitou para fazer enfatizar a importância de cuidar da saúde. Ainda de acordo com a influenciadora, seus sintomas foram silenciosos e, por esse motivo, ela demorou para procurar ajuda de um profissional.
“Um final de semana um pouquinho diferente… na quinta feira fui diagnosticada com pielonefrite depois de alguns dias achando que era “só uma dor muscular”. Meus sintomas foram silenciosos, demorei a procurar um profissional e isso fez com que meu caso ficasse à beira de uma infecção generalizada”, iniciou.
Graças a Deus está tudo bem? Sim! Mas fica aqui meu alerta para sempre ouvirmos nosso corpo porque ele fala. Saúde não é brincadeira. Obrigada a todos os profissionais que cuidaram de mim esses dias, obrigada por todas as mensagens de carinho! Já estou me recuperando e muito em breve volto 100%! Se cuidem, tá? Por aqui os exames já estão normalizando e amanhã já devo voltar para casa”, completou.
Na tarde desta segunda-feira (30), Flavia surgiu nas redes sociais para informar que houve uma melhora em seus exames e que já recebeu alta hospitalar.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Entenda a doença
De acordo com o nefrologista Dr. Henrique Carrascossi, coordenador do Instituto do Rim Carrascossi, a pielonefrite é uma infecção que acomete um ou ambos os rins.
Na maior parte das vezes, ela acontece quando o indivíduo tem uma infecção urinária (cistite, por exemplo) mal tratada que evolui e acaba acometendo os rins.
“Geralmente, essas bactérias entram pela uretra, passam na bexiga e sobem até o rim”, explica o médico, que também afirma que pessoas com pedras nos rins têm chances maiores de sofrerem com o problema.
Os pacientes afetados apresentam febre alta, dor ao fazer xixi, dores nas costas e vontade de urinar com frequência. Além disso, em alguns casos, podem ter vômitos e mal-estar geral.
“Se não for tratada e detectada de forma rápida, a pielonefrite pode causar uma infecção generalizada e até mesmo ser fatal”, alerta o nefrologista.
O Dr. Henrique ressalta que o tratamento deve ser feito com orientação médica e que podem ser utilizados antibióticos via oral ou via endovenosa.
Para prevenir, é fundamental se hidratar adequadamente e não segurar a urina. “Em caso de sintomas urinários, procure rapidamente uma ajuda para não deixar a infecção urinária se tornar uma pielonefrite”, conclui o especialista.