Feng Shui para melatonina: aprenda a produzir o hormônio do sono com seu ambiente
Precisamos cuidar do ambiente onde dormimos. Aí é que entra o Feng Shui para melatonina
A melatonina foi liberada para venda em forma de medicamento. Isso vai ajudar muitas pessoas com deficiência do hormônio a ter um pouco mais desse neurotransmissor do sono.
Contudo, é importante saber que ela é produzida naturalmente pelo nosso organismo, mas somente durante a noite e no escuro. Por isso, precisamos cuidar do ambiente onde dormimos. Aí é que entra o Feng Shui para melatonina.
O que é a melatonina
A melatonina é o hormônio responsável por regular nosso sono e nosso relógio biológico. Por isso, é popularmente se conhece como “hormônio do sono”. Além disso, ela é antioxidante e fortalece o sistema imunológico.
Pesquisas relatam efeitos benéficos da melatonina como coadjuvante nos tratamentos de câncer. Mais recentemente, se identificou que a melatonia é um fator de resistência à infecção de pulmão por coronavírus.
A deficiência de melatonina está associada à maior incidência de fadiga, insônia, depressão, obesidade e diabetes tipo 2.
Aprenda sobre Feng Shui e melatonina e produza naturalmente o hormônio
Os chineses dividem as energias, bem como os ambientes e as atividades humanas, em duas categorias complementares chamadas de yin e yang:
- Yang está associado ao movimento, ao dia, à luz solar e à polaridade masculina
- Yin está associado ao repouso, à noite, à escuridão e à polaridade feminina
Para termos boa saúde, precisamos de yin e yang em proporções equilibradas em nosso corpo e em nossa vida.
Se durante o dia permanecemos a maior parte do tempo na polaridade yang-dinâmica, durante a noite precisamos garantir a permanência na polaridade yin-receptiva. Assim, nosso corpo será capaz de restaurar suas reservas energéticas e sua imunidade.
Prepare seu quarto com Feng Shui
1Cortinas opacas
Tenha cortinas opacas, que barrem a entrada de luz externa no quarto. Quanto mais escuro estiver o quarto, mais profundo e restaurador será o seu sono.
2Evite aparelhos ligados na tomada
Evite aparelhos eletrônicos ligados na tomada durante a noite. Não somente a pequena luz do visor dos aparelhos é capaz de perturbar o sono em pessoas mais sensíveis, mas também o campo eletromagnético gerado pelos aparelhos afeta diretamente a função da glândula pineal.
Retire todos os aparelhos da tomada na hora de dormir, ou conecte-os a um filtro de linha com interruptor, que permite desligar todos os aparelhos simultaneamente.
3Sem telas duas horas antes de dormir
Apague as telas de TV e celular duas horas antes de ir para a cama. A luz azulada emitida pelos aparelhos eletrônicos mantém a glândula pineal em estado de alerta por algumas horas.
Por isso, é importante evitar o uso de TV, computador e celular nas duas horas anteriores ao início do sono. Assim, o cérebro tem tempo de reduzir sua atividade para começar a produzir a melatonina necessária à indução do sono.
Diminua a iluminação
Reduza a intensidade da iluminação antes de dormir. Evite manter os ambientes plenamente iluminados até a hora de ir dormir. O ideal é, pelo menos uma hora antes, trocar a iluminação do teto por abajures com iluminação mais suave e indireta.
5Prefira lâmpadas no tom quente
Evite lâmpadas de tonalidade fria no quarto de dormir. Ao utilizar lâmpadas de led ou fluorescentes, dê preferência àquelas de tom branco quente ou branco neutro. É possível encontrar a indicação de temperatura de cor na embalagem, e algumas possuem essa informação impressa na própria lâmpada.
Os tons frios, que devem ser evitados, costumam estar na faixa de cor de 6000K ou mais, enquanto os tons quentes, desejáveis, são aqueles abaixo de 4000K. Lâmpadas halógenas emitem luz de tom naturalmente quente e são as mais indicadas para uso em luminárias próximas à cama.
6Baixe o som
Reduza barulhos e estímulos excessivos dos ambientes à noite. Por exemplo, música agitada, TV com imagens piscando e odores muito fortes são fatores que retardam a ativação da pineal para a produção de melatonina.
Próximo à hora de dormir, você pode colocar uma música relaxante, em volume baixo, criando um ritual diário que predisponha ao sono. Caso você tenha o costume de usar aromas nos ambientes, são indicados os óleos essenciais de lavanda ou camomila em difusores a frio ou spray.
Aline Mendes
Arquiteta, Mestre em Feng Shui, Geobióloga e Radiestesista. Autora do livro Feng Shui – Terapia de Ambientes e representante oficial no Brasil do Feng Shui Research Center – Mestre Joseph Yu.
contato@alinemendes.com.br