A dor, especialmente nas articulações, pode atrapalhar (e muito) a qualidade de vida da pessoa afetada, atrapalhando as atividades diárias, a mobilidade, o sono e outros aspectos emocionais.
O tratamento adequado, incluindo exercícios, medicação e terapias, é essencial para lidar com esse desconforto. No entanto, a prevenção ainda é um dos principais cuidados para manter a saúde diante de condições que causam dor, afirma o Dr. Luiz Felipe Carvalho, médico ortopedista e especialista em tratamentos de dor.
“A prevenção das dores nas articulações é fundamental para preservar a saúde e o bem-estar e, mesmo que haja predisposição ou condições anteriores, os cuidados preventivos têm um grande impacto positivo”, diz ele.
COMO SURGEM AS DORES NAS ARTICULAÇÕES?
“A dor pode surgir de inúmeros fatores, mas ela sempre está ligada a aspectos físicos, lesões, doenças ou outras condições, e mentais, a percepção da dor. Ambos podem ser modulados pelos tratamentos disponíveis ou prevenidos com alguns cuidados específicos”, lista o médico.
DICAS PARA PREVENIR DORES NAS ARTICULAÇÕES
1. Pratique exercícios físicos regulares: “Pratique atividades físicas de baixo impacto para fortalecer os músculos da região das articulações, como natação ou caminhadas. Isso ajuda a fornecer um maior suporte a local”, aconselha o ortopedista.
2. Mantenha uma boa postura: Ao sentar, levantar, carregar pesos ou ficar muito tempo na frente do computador trabalhando, certifique-se de manter uma postura adequada, para diminuir a pressão nas articulações, principalmente, da coluna e dos joelhos.
3. Evite movimentos repetitivos: Movimentos repetitivos, entre eles, digitar, costurar e escrever, podem provocar lesões. Por esse motivo, o Dr. Luiz recomenda fazer pausas e alternar as atividades para evitar o desgaste exagerado das articulações.
4. Garanta a proteção em atividades físicas: “Use equipamentos de proteção, como joelheiras ou cotoveleiras, ao praticar esportes que possam causar impacto nas articulações”.
5. Consulte um profissional: Um bom acompanhamento médico e check-ups periódicos são essenciais para garantir a detecção precoce de problemas articulares e a adoção das medidas terapêuticas corretas, evitando que as dores evoluam.