Continua após publicidade

Dor nas costas durante a menstruação: por que pode acontecer?

Alterações hormonais, retenção de líquido e contrações uterinas são alguns dos motivos da dor nas costas durante a menstruação. Entenda!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 1 nov 2023, 19h11 - Publicado em 1 nov 2023, 18h00
Mulher com dor nas costas
 (fizkes/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Por envolver uma série de mudanças hormonais, a menstruação costuma desencadear diversos sintomas, que podem ser experimentados de forma diferente por cada mulher. De acordo com estudos do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), 75% delas sentem cólicas menstruais, 59% enxaqueca e 46% dor lombar.

Dr. Bruno Fabrizio, especialista em cirurgias de coluna, explica que a dor nas costas durante a menstruação é uma queixa comum devido a uma combinação de fatores físicos e hormonais. Saiba mais a seguir:

DOR NAS COSTAS DURANTE A MENSTRUAÇÃO: POR QUE PODE ACONTECER?

Durante o ciclo menstrual, os níveis de hormônios, como o estrogênio e a progesterona, flutuam. Com isso, tecidos e músculos podem ser afetados, provocando sensibilidade e desconfortos em várias partes do corpo, incluindo a coluna.

Além disso, a retenção de líquido, outro efeito colateral comum desse período, pode acabar exercendo uma pressão maior sobre os nervos e músculos da região lombar, contribuindo para a dor nas costas.

Continua após a publicidade

O Dr. Bruno ainda lembra que as contrações do útero durante a menstruação, que ajudam a eliminar o revestimento uterino, podem causar dores pélvicas que, especialmente se forem intensas, podem irradiar para as costas.

Postura e atividade física são outros aspectos que podem favorecer o surgimento do incômodo. “Durante a menstruação, as alterações hormonais e físicas podem afetar a postura e a forma como as mulheres se movimentam, levando à uma tensão muscular e, consequentemente, à dor lombar”, destaca.

Segundo Fabrizio, pacientes que têm endometriose também podem notar o desconforto. “É uma condição em que o tecido que normalmente reveste o útero cresce fora dele, muitas vezes, nas áreas ao redor, incluindo a coluna vertebral. Isso pode causar dor crônica nas costas que piora durante a menstruação”, enfatiza.

Continua após a publicidade

Por fim, ele recomenda procurar ajuda de um profissional de saúde para solucionar a questão. “Se você está enfrentando dores nas costas significativas ou persistentes durante a menstruação, é aconselhável passar em uma consulta médica. O especialista pode ajudar a determinar a causa e sugerir tratamentos apropriados, como analgésicos, fisioterapia ou terapias hormonais, dependendo do diagnóstico”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.