Doença de Crohn fez Evaristo Costa perder + de 22kg. O que é o problema?
Saiba mais sobre as causas, os sintomas e o diagnóstico da Doença de Crohn
Em entrevista ao PodCringe na última quinta-feira (26), o Evaristo Costa desabafou sobre o diagnóstico de Doença de Crohn, que descobriu em 2021, e revelou ter perdido 22 quilos em três semanas devido à condição.
“Eu cheguei a 99 quilos, mas estava com 99 porque estava tomando corticoide, que incha demais. Os médicos chegaram à conclusão de que os corticoides não fazem efeito em mim […] aí cortaram o remédio. Eu perdi 22 quilos em três semanas”, relatou.
O apresentador disse que não consegue absorver adequadamente os nutrientes por causa da doença, além de apresentar problemas no sistema de defesa do corpo, o que deixa ele mais suscetível à infecções.
“Perco meio quilo por dia. Posso comer qualquer coisa, mas não para dentro de mim. A alimentação não para dentro de mim. Ela não me dá os nutrientes que eu preciso. Estou sempre com a imunidade baixa”, contou.
“Não é um emagrecimento saudável. Eu estou totalmente desregulado por dentro, estou há um ano em crise. Descobri em 2021, ela [a doença] deu uma estabilizada, mas voltou agora”, destacou o jornalista.
Diante dessa situação, Evaristo afirmou que sente que está “definhando“. “Eu me sinto definhando. Todos os dias eu me sinto definhando”, lamentou.
O que é a Doença de Crohn?
A Doença de Crohn é uma condição inflamatória e crônica que acomete o trato gastrointestinal. De acordo com o Ministério da Saúde, “ela afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode atingir qualquer parte do trato gastrointestinal”.
A causas dessa doença não são completamente compreendidas, no entanto, sabe-se que alguns fatores podem favorecer seu desenvolvimento, entre eles, má alimentação, predisposição genética, disfunções no sistema imunológico, tabagismo e uso de certos medicamentos.
Quais os sintomas da Doença de Crohn?
Os principais sintomas da Doença de Crohn são:
- Diarreia;
- Cólica abdominal;
- Febre;
- Sangramento retal;
- Perda de apetite e de peso;
- Lesões na região anal;
- Dor nas articulações
“Na Doença de Crohn, a dor abdominal e a diarreia frequentemente surgem após as refeições”, informa o Ministério da Saúde.
Como é o diagnóstico?
Para diagnosticar a Doença de Crohn, o médico, além de avaliar os sintomas e o histórico de saúde do paciente, também pode solicitar exames como raio X, endoscopias e testes de sangue.