Continua após publicidade

Tratamento para cólica menstrual (e por quê ela piora no frio)

Médico explica por que a dor pode aumentar em dias mais frios e indica formas de amenizar o desconforto durante o período menstrual

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 3 jul 2024, 12h48 - Publicado em 13 jun 2024, 10h00

São muitas as mulheres que sofrem mensalmente com a cólica menstrual, que pode prejudicar diretamente a produtividade e qualidade de vida dependendo da intensidade e frequência das dores e incômodos. Com a chegada do frio, no entanto, o corpo acaba ficando ainda mais sensível à dor diante das baixas temperaturas, piorando a situação de quem já enfrenta esse problema.

Cólica menstrual no frio: por que pode piorar?

De acordo com Patrick Bellelis, ginecologista e colaborador do setor de endometriose do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, isso ocorre porque, com o frio, os vasos sanguíneos se comprimem, podendo intensificar as cólicas. “É comum o uso de medicamentos de farmácia, especialmente analgésicos e anti-inflamatórios, para o alívio momentâneo. Porém existem outras formas de contribuir para o alívio das dores, sem abusar de remédios”, ele afirma.

Contudo, segundo o profissional, para algumas mulheres ainda pode acontecer de as dores estarem atreladas a outras condições, como a endometriose, que atinge cerca de 10% da população feminina em idade reprodutiva, impactando profundamente a saúde da mulher. Nesses casos, ele alerta: “Quando as dores acontecem fora do período menstrual, é um sinal para buscar acompanhamento médico e iniciar um tratamento. Portanto, o importante é observar os sinais que o corpo dá e se os sintomas persistirem, é recomendado procurar ajuda médica o quanto antes”.

Como aliviar as cólicas menstruais?

O ginecologista afirma que algumas medidas simples são capazes de aliviar as dores das cólicas durante o período menstrual. A seguir, ele indica quais são elas e explica por que cada uma pode ajudar.

1

Compressas de água morna

Uma das técnicas mais antigas e mais reconfortantes no período de cólica pode ser explicada pelo fato do calor ativar o fluxo sanguíneo e amenizar as dores. Para fazer, basta colocar uma bolsa de água morna ou compressa no local das cólicas e deixar por cerca de 15 minutos. É importante proteger a pele do contato direto, colocando um pano entre a bolsa e a pele para evitar queimaduras.

2
Continua após a publicidade

Aposte em bebidas quentes

As bebidas quentes têm o mesmo efeito da bolsa de água quente, auxiliando no alívio das dores. Porém, evite bebidas com cafeína, que tem o potencial de agravar as dores em algumas mulheres. Aposte em chás, como de camomila, hortelã, alecrim, louro e lavanda, que possuem propriedades relaxantes, calmantes e anti-inflamatórias.

Continua após a publicidade
3

Atenção com a alimentação

Alguns alimentos, como doces e comidas mais gordurosas, podem causar inchaço e retenção de líquido em alguns organismos, aumentando o aparecimento de cólicas menstruais. Por isso, durante o ciclo, é interessante manter uma dieta mais equilibrada, evitando o excesso de açúcares e gorduras, dando prioridade para legumes, verduras, frutas e carnes magras, além de ingerir bastante água.

Continua após a publicidade
4

Hábitos saudáveis

Exercícios físicos ajudam muito na diminuição da dor durante o período menstrual. Novamente, as atividades físicas aumentam o fluxo sanguíneo, liberando endorfina e auxiliando no controle das dores. Em contrapartida, fumar pode ser ainda mais prejudicial nessa época, por conta da vasoconstrição que o tabaco causa. Dessa forma, evitar fumar também é a melhor opção para amenizar as cólicas.

5

 

 

Descanso

Continua após a publicidade

O estresse atrelado a um estilo de vida corrido, contribui bastante para o aumento das cólicas. Quando o corpo descansa durante um sono de qualidade, o equilíbrio é restabelecido. Então, o descanso aliado aos hábitos saudáveis, contribuem para um ciclo menstrual com menos desconforto.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.