Saiba interpretar a cor do corrimento vaginal
Veja os diferentes tons e o que eles significam
Nosso corpo se comunica conosco por meio de múltiplos sinais, como sede, fome, ansiedade, sudorese, fezes etc. E, nas mulheres, um outro termômetro da saúde é o muco vaginal – conhecido como corrimento. A seguir, veja o que a cor do corrimento vaginal significa.
Mas atenção: você aprenderá pistas para identificar possíveis disfunções. Para diagnosticar e tratar corretamente o seu corrimento, é fundamental passar por uma avaliação ginecológica.
O que a cor do corrimento vaginal significa
Corrimentos saudáveis
- Corrimento transparente: quando o corrimento é transparente e viscoso, semelhante a uma clara de ovo, indica que a mulher está no período fértil. Dessa forma, é possível engravidar se a mulher não estiver usando qualquer método contraceptivo nas relações sexuais.
- Corrimento branco: pode ser o muco saudável que o corpo feminino libera. Mas se tiver aparência de nata de leite e vier associado à coceira, irritação e ardência, tende a ser candidíase.
Corrimentos para prestar atenção
- Corrimento amarelo: é sinal de infecção ginecológica e vem associado a mau cheiro, coceira e ardência.
- Corrimento rosa ou vermelho: aparece no começo da menstruação ou pós-parto e também pode indicar gravidez. Mas se surgir após a relação sexual, sugere que houve microlesão nas paredes vaginais.
- Corrimento marrom: sinaliza o final ou o começo da menstruação. Mas também pode ser sangue coagulado por infecções, ou início de gravidez.
- Corrimento esverdeado ou cinza: pode indicar presença de Gardnerella Vaginalis – cada pessoa define a cor de uma forma diferente. Além disso, vem acompanhado de um cheiro muito ruim, que costumam comparar com cheiro peixe podre.
Roberta Struzani
Terapeuta especializada em sexualidade e saúde ginecológica. Realiza atendimentos presenciais e online focados no autoconhecimento, na elevação da autoestima e na saúde do aparelho reprodutor feminino. Sua principal ferramenta de trabalho é o Pompoarismo.
fisioterapia.roberta@gmail.com