4 dicas para aliviar os sintomas da TPM
Esses incômodos podem atrapalhar a rotina das mulheres
A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) divulgou dados que indicam que 75% a 80% das mulheres em idade reprodutiva sofrem com incômodos motivados pela TPM.
Entretanto, a intensidade, a duração e a gravidade dos sinais encontrados variam de mulher para mulher. É importante mencionar que, no geral, eles têm sido relatados desde a menarca até a menopausa.
A síndrome pré-menstrual, famosa TPM, consiste em um conjunto de sintomas físicos, emocionais e comportamentais que podem ser considerados cíclicos e recorrentes, uma vez que começam uma semana antes da menstruação e aliviam com o início do fluxo.
Humor deprimido, sentimento de falta de esperança, pensamentos autodepreciativos, dores de cabeça, inchaço, distensão abdominal, ansiedade, tensão, instabilidade afetiva acentuada, raiva, irritabilidade persistente e conflitos interpessoais aumentados estão entre os desconfortos que podem visitar as mulheres todos os meses.
Pensando nisso, separamos algumas medidas que podem ajudar a minimizar esses incômodos que prejudicam o bem-estar das mulheres.
1Pratique exercícios físicos
Ao movimentar o corpo, ocorre a liberação de endorfinas, que são capazes de promover a sensação de prazer, de relaxamento, de ajudar no funcionamento do intestino e também de reduzir o inchaço característico do período.
Durante a menstruação, o indicado é praticar exercícios moderados, por exemplo, caminhada, ciclismo, natação, hidroginástica e yoga.
2Evite alguns tipos de alimentos
Existem alimentos que podem piorar algumas queixas características do momento. Então, especialistas afirmam que é preciso evitar o consumo de alguns itens, como café, chá preto, chá mate e refrigerantes.
Priorize comidas mais leves, com teor reduzido de gordura saturada e sal. Além disso, aposte em frutas, vegetais, grãos e alimentos diuréticos.
Aposte em chás diuréticos e calmantes
Chás, por exemplo, o de valeriana, um calmante natural, são opções naturais para lidar com a TPM. Aqueles feitos de cavalinha, hibisco, camomila, erva-doce ou dente-de-leão também têm ação diurética.
Use calcinhas com nanotecnologia que aliviam os desconfortos
Desenvolvidas com Pontos Quânticos de Carbono (PQC), essas calcinhas, que prometem revolucionar o assunto, emitem ondas infravermelhas de longa duração que ativam a microcirculação da região.
Dessa maneira, os vasos comprimidos pela ação da prostaglandina podem voltar a ter uma circulação natural, reduzindo o inchaço, a cólica e outros desconfortos abdominais, como prisão de ventre e incontinência urinária.