Continua após publicidade

Alexandre Nero sofre com pedra no rim. Como elas se formam?

O ator dá vida ao personagem Stenio na novela "Travessia", da TV Globo

Por Juliany Rodrigues
16 jan 2023, 14h30

O ator Alexandre Nero, que interpreta o personagem Stenio na novela “Travessia”, da TV Globo, confirmou que recentemente sofreu com cálculos renais, condição popularmente conhecida como pedra no rim.

Confira:

Tweet Alexandre Nero falando sobre pedras nos rins
(Twitter @alexnero/Reprodução)

O que são os cálculos renais?

De acordo com a médica nefrologista Dra. Caroline Reigada, especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, existem fatores de risco para a formação das pedras nos rins, por exemplo, obesidade, pressão alta e diabetes.

“Os cálculos tendem sempre a se repetir. O paciente pode necessitar de diversas intervenções cirúrgicas e internações, reduzindo sua qualidade de vida, levando ao absenteísmo no trabalho e até a quadros de dor crônica, quando os cálculos não são devidamente tratados/investigados”, explica.

Continua após a publicidade

Ela ainda afirma que há diversos tipos de cálculos: de cálcio, de ácido úrico, de estruvita, de medicamentos e de cistina. “Saber exatamente do que é feito o cálculo renal fará toda a diferença para o tratamento direcionado contra a sua formação”, diz a médica.

Representando 90% dos casos, o cálculo de cálcio é o mais comum, podendo ser oxalato de cálcio (75%) ou fosfato de cálcio (15%).

“A baixa ingesta de água e de cálcio (isto mesmo, ingerir pouco cálcio) são fatores que levam a este tipo de cálculo”, alerta a médica. “Não corte o cálcio de sua dieta (leite e derivados). Estudos já comprovaram que a falta de cálcio na dieta pode estimular a formação de pedras e que, ao contrário do que se pensava, o paciente com cálculo deve ingerir uma quantidade normal de alimentos com cálcio por dia”, acrescenta.

Continua após a publicidade

Como se formam?

Os cálculos renais se formam quando há excesso de alguma substância na urina, como cálcio, oxalato e ácido úrico (originando cristais). A falta de citrato na urina também pode gerar esse problema, pois o citrato é considerado um protetor contra a formação de pedra no rim.

“Tudo isto pode ocorrer quando o pH (acidez) da urina se modifica. Além disso, quando ingerimos pouca água, urinamos pouco. Logo, esses cristais ficam saturados na urina, formando os chamados cálculos”, conta a especialista.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.