Todos os adoçantes são artificiais.
MITO
A stevia, por exemplo, é um adoçante natural extraído das folhas da planta Stevia rebaudiana, sem calorias e sem restrições ao consumo.
Diabéticos não podem consumir adoçante.
MITO
Todos os adoçantes podem se consumidos por diabéticos, já que nenhum eleva a glicemia. A sucralose, adoçante feito a partir da cana-de-açúcar, e a própria stevia podem ser consumidas sem restrições, pois entram e saem do nosso corpo sem serem absorvidas.
Existe uma quantidade de consumo máxima de adoçantes.
VERDADE
Quando um adoçante é descoberto, ele passa por diversos estudos de toxicidade antes de ser liberado para uso. Nesses estudos, determina-se uma quantidade máxima de consumo da substância sem que ela ofereça riscos à saúde. Assim, os consumidores devem respeitar esses limites – o que é fácil, já que eles são muito maiores do que as quantidades que consumimos habitualmente.
Todos os adoçantes contêm sódio.
MITO
Apenas a sacarina e o ciclamato contêm sódio. A sucralose, o aspartame e a stevia não contêm sódio.
Gestantes não podem consumir adoçante.
MITO
Gestantes obesas ou com diabetes se beneficiam quando substituem o açúcar por adoçantes. Estudos apontam que a sucralose e a stevia não atravessam a placenta e nem chegam a fazer parte do leite materno, sendo eliminadas nas fezes e na urina, respectivamente. Mesmo assim, é importante ter o acompanhamento de um nutricionista durante a gestação e a amamentação!
Sucralose e stevia adoçam tanto quanto o açúcar.
VERDADE
Adoçam inclusive mais do que ele, sem gerar calorias ou provocar cáries. A sucralose adoça aproximadamente 600 vezes mais que o açúcar, e a stevia, 300 vezes mais.
Com as linhas Sucralose e Stevia 100% de Linea, é possível
adoçar a vida de forma saudável e sem precisar sair da dieta
Fonte: Elaine Moreira, nutricionista consultora da Linea Alimentos