Continua após publicidade

Efeito sanfona é mais perigoso do que você imagina

Emagreça devagar e com saúde para prevenir problemas do coração e diabetes

Por Caroline Randmer
Atualizado em 17 fev 2020, 15h06 - Publicado em 13 set 2017, 18h01
peso
Não deixe o número te privar dos prazeres da vida  (puhhha/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Dietas radicais prometem mudanças de manequim em tempo recorde. Mas, sempre que você emagrece a jato, corre o risco de recuperar o peso perdido na balança pouco tempo depois deles terem sido eliminados e, assim, entrar no temido efeito sanfona.

Leia mais: Coach de emagrecimento ensina 4 truques contra efeito sanfona

É bem capaz que você já esteja familiarizada com ele e tenha visto seu peso oscilar em questão de meses. Se isso está mesmo acontecendo, fique atenta! Uma pesquisa publicada no periódico americano New England Journal of Medicine acaba de comprovar que engordar e emagrecer o tempo todo aumenta o risco de problemas cardiovasculares e de morte prematura, especialmente entre pessoas que já apresentam fatores de risco para doenças do coração, como níveis altos de colesterol.

Os estudiosos acompanharam mais de 9 mil pessoas entre 35 e 75 anos de idade, por 5 anos, e registraram o peso de todas elas, a cada intervalo de seis meses. Conclusão: a flutuação constante de 1 quilo na balança já é suficiente para aumentar o risco de problemas cardiovasculares em 4% e o de morte prematura em até 9%. E pior: pessoas que entram no efeito sanfona com mais de 4 quilos têm uma incidência 124% maior de ataques do coração quando comparadas com aquela que mantêm o peso estável a vida toda.

Leia mais: Giselle emagreceu 20 quilos e superou o efeito sanfona

Outro motivo para controlar o ponteiro da balança é que, além dos problemas citados até aqui, os pesquisadores encontraram uma relação direta entre a oscilação recorrente de peso e o desenvolvimento de diabetes.

Por isso, se você quer eliminar alguns quilinhos, invista em dietas que orientam para uma reeducação alimentar. Assim, você emagrece devagar, mas consciente das novas escolhas alimentares e sem efeito sanfona (ufa!).

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.