10 truques para o chocolate ajudar na dieta
O chocolate amargo mata a vontade de doce e ainda pode ser um poderoso aliado da sua dieta. Saiba como tirar maior proveito da delícia
Você acha o amargo muito forte? Siga as sugestões das nutricionistas da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar, em São Paulo, para se adaptar ao sabor. Saiba também como incluir corretamente a guloseima na dieta.
- Escolha as opções de chocolate amargo que têm um toque de laranja ou menta. Pelo menos até se acostumar com o sabor.
- Café acompanhado de chocolate cai bem. O calor confere mais conforto ao estômago e a sensação de saciedade se prolonga.
- Evite estocar o chocolate em casa ou na gaveta do escritório. Compre à medida que for consumindo.
- Prefira ingeri-lo no lanche da manhã. Assim, ao longo do dia, tende a ficar mais fácil controlar a gula.
- Outra opção é como sobremesa do almoço. Já saciada, você fica feliz com um pedacinho menor.
- Vai deixar o chocolate para o lanche da tarde? Combine-o com um outro alimento fonte de gordura boa (amêndoa) ou de fibras (fruta). A parceria é importante para reduzir o índice glicêmico.
- Cacau em pó, sem açúcar e orgânico, também é uma boa opção. Polvilhe-o sobre uma banana assada. A fruta aquecida libera mais triptofano e o chocolate potencializa ainda mais sua ação.
- O espetinho de fruta (morango, banana, maçã, uva) coberto com chocolate amargo é uma boa alternativa. Além de ser uma delícia, fruta tem fibra e ajuda a saciar mais.
- Damasco também combina com cacau. Pode derreter até 30 gramas no microondas e coloque por cima de cinco damascos.
- Compute as calorias da guloseima no total consumido. E lembre-se: a porção diária não deve ultrapassar 30 gramas (uma barra pequena). Comer uma barra grande por dia engorda!