Continua após publicidade

Chef ensina a aproveitar os alimentos sem desperdício

Nada se perde na cozinha da chef Natalia Luglio. Para amenizar o desperdício de alimentos, ela convida você a fazer o mesmo: usar tudo dos vegetais

Por Eliane Contreras
Atualizado em 30 abr 2024, 17h20 - Publicado em 5 Maio 2017, 16h55
Chef vegetariana Natalia Luglio
 (Instagram/Reprodução)
Continua após publicidade

Folhas de rabanete, ramas de cenoura, casca da batata-doce e outras partes dos tubérculos que costumam ser jogados fora são ingredientes nobres nas receitas preparadas pela chef vegetariana Natalia Luglio, de São Paulo. Seu objetivo: “Propagar a importância de uma alimentação consciente para a nossa saúde e a do planeta”, explica Nati, no auge dos seus 19 anos.

Não pense que os pratos não têm graça. Formada pelo Natural Gourmet Institute, de Nova York, a jovem chef criou o projeto Secret Dinner, que acontece a cada dois meses na Casa S, no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. Consiste em um menu completo – da entrada à sobremesa – com ingredientes deixados de lado nos mercados e feiras de orgânicos.

O sabor e o visual dos pratos são prova de que os legumes pequenos, manchados ou com formato estranho também são ótimos para o consumo. “Por que então pagarmos mais pelos hortifrútis maiores e viçosos?” São opções geralmente cultivadas com fertilizantes e defensivos agrícolas – substâncias que comprometem o meio ambiente e o nosso organismo.

Se você dificilmente faz suas compras na feira ou em empórios de orgânicos, já vai evitar desperdício se usar os talos do brócolis, as folhas da beterraba e de outros vegetais adquiridos numa rede de supermercados. Sem falar que são partes dos alimentos que concentram fibras e, muitas vezes, até mais vitaminas e minerais. Conclusão: ganha você e o planeta.

Para quem quiser fazer parte dessa corrente do bem, a Nati ensina uma das receitas de sucesso do seu menu consciente:

Ravióli de abóbora brasileira recheado com folhas de rabanete

Chef ensina a aproveitar os alimentos sem desperdício
(Julia Guedes/Arquivo pessoal)
Continua após a publicidade

Ingredientes

*3 abóboras brasileiras

*Azeite extravirgem

*Sal

Recheio

*½ cebola média picada

Continua após a publicidade

*2 dentes de alho

*5 colheres (sopa) de azeite extravirgem

*1 maço de folhas de rabanete lavadas

*200 g de tofu firme

Continua após a publicidade

*Sal

Modo de fazer

Prepare primeiro o recheio. Em uma frigideira, doure a cebola e o alho com um pouco do azeite. Adicione as folhas de rabanete e cozinhe até que elas murchem. No liquidificador, bata o refogado, o restante do azeite, o tofu e o sal até virar um creme (se necessário, adicione um pouco de água). Acerte o sal. Reserve. Corte a abóbora em rodelas bem finas. Leve ao forno preaquecido a 180 ºC por 5 minutos ou até que a abóbora fique macia. Dobre as rodelas ao meio com cuidado para não quebrar e recheie com o creme. Para finalizar coloque em uma assadeira com um pouco de azeite e leve ao forno por mais 5 minutos. Polvilhe com o sal, decore a gosto e sirva em seguida.

Rende: 12 porções.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.