Continua após publicidade

Aprenda como fazer biomassa de banana verde

O purê preparado com a banana verde enriquece as receitas, emagrece e regula o colesterol. Dá para usar em molhos, tortas e no que mais você inventar.

Por Eliane Contreras
Atualizado em 30 abr 2024, 17h12 - Publicado em 5 jun 2017, 20h28
biomassa de banana verde
 (Jaime Alves/BOA FORMA)
Continua após publicidade

Você já ouviu falar nos inúmeros benefícios da biomassa de banana verde (sacia, ajuda na perda de peso, alimenta as bactérias boas do intestino e melhora os níveis do colesterol), mas nunca se arriscou a preparar? Coragem: é muito fácil (veja o passo a passo no vídeo)! E o purê preparado com a polpa da fruta ainda verde pode ser usado como espessante em diversas preparações – de brigadeiro a molho de macarronada e estrogonofe – sem interferir no gosto (a biomassa é neutra).

Para facilitar a vida, prepare uma boa quantidade de biomassa e congele em forminhas de gelo para usar no dia a dia – bata um cubinho (11 calorias) no suco e acrescente outro no preparo do feijão para você ter acesso a todos os benefícios do purê.

Detalhe: a banana verde ideal para o preparo da biomassa não pode ter sido aclimatizada (processo que acelera o amadurecimento). O problema é que praticamente tudo o que compramos no mercado e nas feiras livres passou por algum tipo de aclimatação para chegar até nós. A boa notícia é que, no embalo das descobertas sobre as propriedades desse alimento, alguns hortifrútis já vendem a banana sem passar pelo processo de aclimatação.

Mais um recado importante: a biomassa é maravilhosa, mas sozinha não faz milagre. Ela deve fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada para que seus benefícios sejam ainda mais destacados.

Continua após a publicidade

 Faça você mesma

  1. Primeiro, lembre-se de que a banana verde não deve ter passado por aclimatação – pergunte ao seu fornecedor.
  2. Separe as bananas do cacho com uma faca ou tesoura, com cuidado para que se mantenham íntegras e bem fechadas. Lave com esponja, água e sabão, enxaguando bem.
  3. Em uma panela de pressão, ponha água até a metade. Espere ferver, acrescente as bananas e tampe. Quando começar a soltar o vapor pela válvula, abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos.
  4. Desligue o fogo, mas não abra a panela nem a coloque sob a água da torneira. A pressão deve ser liberada naturalmente.
  5. Rapidamente, descasque a fruta ainda quente com ajuda de um garfo e bata no liquidificador ou no processador até obter uma pasta. Se estiver difícil de bater, junte um pouco de água fervente (não use a água do cozimento). Utilize a biomassa em seguida ou congele. Dura de três a cinco dias na geladeira e até três meses no freezer.
  6. Descongele a biomassa em banho-maria (para não talhar) e só então junte-a às receitas. Pode ser usada congelada apenas em sucos e smoothies.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.