Muitas vezes pode parecer impossível seguir em frente, parece que os problemas só aumentam e que não temos capacidade para lidar com os obstáculos. Mas te digo uma coisa: você pode sair dessa!! Hoje, 10/09 é o dia mundial de prevenção ao suicídio e o texto é para conversarmos a respeito desse tema que é tão importante.
Você sabia que praticamente todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente?! Ou seja, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. E por isso precisamos desmistificar o tema e saber o que fazer quando nos depararmos com essa situação.
Falar sobre o suicídio não aumenta o risco para a execução, na verdade pode aliviar o sofrimento e a tensão que os pensamentos trazem. O tabu gera estigmas errôneos, discriminação e envergonhamento e lutar contra esse preconceito é fundamental para atuar na prevenção e auxiliar as pesssoas que estão passando por isso a enfrentar e a compreender que a vida é a melhor escolha (frase lema da campanha de 2022).
Estamos falando de um problema de saúde pública que pode ser prevenido e que você também pode auxiliar. Afinal, no Brasil 32 pessoas se suicidam por dia e muitos desses casos podem ser evitados (Dado da ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria, na cartilha do Setembro Amarelo). Esse dado é muito alarmante e por isso essa campanha se faz necessária, não só em Setembro, mas todos os dias.
Pontos importantes para especificarmos:
- Fatores de risco para ficar mais atento quando alguém falar que está pensando no suicídio: tentativas prévias de suicídio e doenças mentais
- Sinais para serem observados nas pessoas ao seu redor: desesperança, desamparo, desespero, impulsividade, solidão, pouca resiliência, abuso de substâncias, ambivalência, ter acesso a meios letais, rigidez, humor depressivo, problemas emocionais, familiares e sociais, entre outros.
- O que fazer caso alguém que você conheça esteja dando sinais: tenha uma escuta ativa e sem julgamentos, mostre que está disponível para ajudar e demonstre empatia, faça companhia, mas principalmente leve ao médico psiquiatra e ao psicólogo, que esses profissionais sabem como manejar a situação e salvar o paciente. (Dependendo da gravidade do caso, ligue para o SAMU e peça uma intervenção imediatamente).
Saber o que fazer é fundamental para conseguir auxiliar a pessoa a seguir em frente e a reencontrar motivos para viver a vida. E se por acaso você estiver passando por momentos difíceis, não exite em pedir ajuda!
________________________________________________________________________
Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante, mentora e professora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva e em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)
Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3