Falar sobre o Outubro Rosa nas empresas é mais do que apenas uma demonstração de apoio à conscientização sobre o câncer de mama; é um ato de responsabilidade social e uma oportunidade de promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores.
De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer -, as taxas de incidências variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos. Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
O mês de outubro é dedicado a aumentar a conscientização sobre a prevenção, detecção precoce e tratamento do câncer de mama, que é uma das principais causas de morte entre as mulheres em todo o mundo. Abordar esse tema no ambiente de trabalho é fundamental por várias razões.
Ao abordar o Outubro Rosa nas empresas, as organizações têm a oportunidade de educar seus funcionários sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Isso inclui a promoção de exames regulares, mamografias e autoexames, o que pode aumentar as chances de cura quando a doença é identificada em estágios iniciais.
Mas não é só isso, veja alguns dos principais benefícios de trazer esta discussão para o ambiente corporativo:
Falar sobre câncer de mama no ambiente de trabalho também ajuda a reduzir o estigma associado à doença. Isso cria um ambiente de apoio
onde os funcionários se sentem mais à vontade para compartilhar suas preocupações, buscar informações e buscar ajuda, se necessário.
O cuidado com a saúde dos colaboradores deve ser uma prioridade para qualquer empresa. Ao discutir o câncer de mama, as empresas estão incentivando seus funcionários a se preocuparem mais com sua saúde, a fazerem exames de rotina e a adotarem hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios.
3Promover a conscientização sobre o câncer de mama pode contribuir para a redução dos custos com cuidados de saúde a longo prazo.
Detectar a doença em estágios iniciais torna o tratamento mais eficaz e menos dispendioso.
Trata-se de uma oportunidade para destacar a importância da diversidade e inclusão nas empresas. É uma doença que afeta pessoas
de todos os gêneros, e abordá-la de forma inclusiva demonstra que a empresa se preocupa com todos os seus funcionários, independentemente de sua identidade de gênero.
Uma cultura organizacional que promove a saúde e o bem-estar dos funcionários tende a ser mais produtiva e atraente para talentos. O
compromisso com a saúde, exemplificado pelo apoio ao Outubro Rosa.
Também pode ser uma oportunidade para empresas colaborarem com outras organizações e estabelecerem redes de contatos valiosas. Essas parcerias podem beneficiar tanto a empresa quanto a comunidade.
Falar sobre o Outubro Rosa nas empresas vai além de uma simples campanha de conscientização; é um ato de responsabilidade social e empresarial que promove a saúde, o bem-estar e a inclusão dos colaboradores.
Além disso, ajuda a reduzir o estigma em torno do câncer de mama, incentivando a detecção precoce e o tratamento eficaz, o que, por sua vez, pode ter um impacto positivo nos custos de saúde e na produtividade da empresa.
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BIANCA VILELA é autora do livro Respire, palestrante, mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde em grandes empresas por todo o país há quase 20 anos. Na Boa Forma fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Não deixe de visitar o Instagram: @biancavilelaoficial.