BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Vasectomia engorda?

Andrologista garante que a vasectomia não tem influência no ganho de peso corporal. Entenda!

Por Dr. Rodrigo Spíndola
14 Maio 2024, 08h00

A vasectomia é um procedimento cirúrgico feito com anestesia local. A opção de sedação ou não vai depender do paciente. Geralmente, ela não é necessária, pois é um procedimento pouco invasivo com mínimo incômodo.

Na intervenção, a gente faz a interrupção do ducto deferente, que é o caminho por onde passam os espermatozoides para serem ejaculados pelo pênis, cortando um pequeno fragmento.

É uma técnica segura com mínimos efeitos colaterais, mas como qualquer outro procedimento pode provocar edema, dor local, hematomas, infecção.

É um procedimento que dura em torno de 30 minutos. O paciente vai para casa logo após a cirurgia. O nível de restrição é também bem leve. Só pedimos um repouso de atividades físicas mais intensas por cinco dias.

Continua após a publicidade

Além disso, vale lembrar que não é indicado que o paciente tenha relações sexuais logo após a vasectomia sem nenhum método contraceptivo. Isso porque, quando a gente corta um pedaço do ducto, ainda existe um caminho longo desse ducto até a saída, onde podem ficar espermatozoides que serão eliminados na próxima ejaculação.

No entanto, se ele quiser transar com preservativo ou outro método, pode fazer depois de uns 5 dias.

Existem muitos mitos a respeito da vasectomia, por exemplo, que pode causar perda da ereção, perda da libido, pode mexer com a sexualidade. Tudo isso é mito. Não tem nenhum efeito colateral relacionado à parte hormonal ou sexual do paciente.

Continua após a publicidade

Vasectomia engorda?

Não. A vasectomia é apenas a interrupção anatômica da passagem dos espermatozoides. Não impacta em nada a função hormonal do testículo, que permanece produzindo testosterona e espermatozoide. Então, o procedimento não causa nenhuma alteração no eixo hormonal e nem no peso.

Respondido por:

Dr. Rodrigo Spíndola, andrologista da Clínica de Reprodução Humana Origen BH.

 

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.