O teste rápido de fertilidade masculina pode ser encontrado em farmácias brasileiras e tem se tornado bastante popular por supostamente permitir que o homem verifique sua capacidade fértil em casa.
O objetivo desse teste é avaliar a contagem de espermatozoides através do método de tira reagente, assim como os testes de farmácia de gravidez, Covid-19, HIV.
Após coleta e diluição adequada de acordo com as instruções do fabricante, o semên é depositado no dispositivo do teste, que possui uma substância que reage a proteínas específicas dos espermatozoides, alterando a cor da fita. Se duas linhas surgirem no visor, o resultado é positivo, indicando que o homem possui mais de 15 milhões de espermatozoides por ml de esperma. Se aparecer apenas uma linha, o resultado é negativo, indicando que a quantidade de espermatozoides por ml de esperma é menor do que 15 milhões
Mesmo que todo o processo seja feito da forma adequada, o resultado do teste rápido de fertilidade masculina não é o suficiente para diagnosticar problemas de infertilidade. Para essa finalidade, o ideal é fazer os exames tradicionais.
O melhor exame para avaliar o potencial fértil do homem é o espermograma, que não apenas mostra a concentração de espermatozoides, mas também sua motilidade e morfologia, além do volume total de sêmen ejaculado e sua viscosidade.
Dr. Rodrigo Rosa, ginecologista obstetra especialista em Reprodução Humana e sócio-fundador e diretor clínico da clínica Mater Prime, em São Paulo, e do Mater Lab, laboratório de Reprodução Humana. Instagram: @dr.rodrigorosa