A fertilização in vitro é um dos principais procedimentos buscados por casais que enfrentam a infertilidade. No entanto, em alguns casos, essa solução, que não é infalível, pode não dar certo. Nesse sentido, uma dúvida pode surgir: quantas tentativas de fertilização in vitro podem ser feitas até conseguir uma gestação sadia?
Não existe um número máximo de tentativas.
Desde que existam chances reais de sucesso, o tratamento pode ser tentado até obtermos êxito. No entanto, consideramos que em até três tentativas é esperada uma taxa acumulada de gravidez de até 80%, para mulheres jovens. Quando a mulher tem mais de 35 ou mais de 40 anos, o número de tentativas necessárias para se chegar à gravidez pode ser maior, até cinco ou 7 vezes. Muitas vezes é um processo desgastante, em termos de tempo, desgaste psicológico e financeiro. Recomendamos que se o êxito não está sendo atingido, novas formas devem ser pensadas, como banco de sêmen, óvulos doados, barriga solidária e adoção.
O procedimento se caracteriza por envolver a coleta dos óvulos e espermatozoides do casal para serem fecundados em laboratório, formando o embrião que, após um tempo, é transferido para o útero da mulher.
Apesar de ter altas taxas de sucesso, a FIV pode falhar, mas isso não significa que ela não possa ser realizada novamente.
É perfeitamente possível fazer outras tentativas de fertilização in vitro, com a adoção de novas estratégias, após o diagnóstico do motivo da falha, que podem ser diversos.
Dr. Fernando Prado, médico ginecologista, obstetra e especialista em Reprodução Humana. É diretor clínico da Neo Vita e coordenador médico da Embriológica. Instagram: @neovita.br